Uma das épocas mais esperadas para comerciantes e varejistas está batendo na porta. Mas, para atingir a alta expectativa de fazer bons negócios, é preciso planejamento e organização. Neste post, vamos mostrar cinco ações para preparar a sua empresa para o fim de ano.
Os bons resultados no fim do ano podem ser decisivos para os lucros de uma empresa e determinantes para traçar as metas dos 12 meses seguintes. Por isso, estar preparado é fundamental para empresários dos mais diferentes setores.
Além de uma data sazonal muito importante para o comércio – o Natal – e as festas de confraternização de fim de ano, o momento também marca o aquecimento do mercado por conta do recebimento do 13º salário. Assim, o fim do ano costuma trazer uma elevação significativa do consumo entre a população.
Vale ressaltar que 2020 foi um ano atípico, e muito. De uma forma acelerada, lojistas precisaram estabelecer ou adequar seus canais digitais para uma maior demanda de compras on-line e para que seus negócios continuassem a funcionar mesmo em períodos de isolamento social.
Assim, a tendência é que os consumidores continuem a recorrer mais ao ambiente digital para pesquisar preços, planejar e fazer compras.
Mesmo em um cenário adverso, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 37,5 bilhões em 2020 – 2,2% a mais do que no ano passado.
Por isso, é hora de aproveitar o bom momento para os negócios! A seguir, conheça cinco ações que separamos para você preparar a empresa para o fim de ano e finalizar 2020 com o saldo positivo.
1) Organizar as finanças para gastos do fim de ano
Um negócio, seja qual for o tamanho ou setor de atuação, deve prever em seu planejamento os diversos gastos para preparar a empresa para o fim de ano.
Além das estratégias envolvidas no planejamento de vendas, existem também os gastos com as equipes, tais como 13º salário, confraternizações de fim de ano e brindes para clientes e fornecedores, por exemplo.
Mesmo em momentos de retração de gastos, é possível ainda realizar diferentes ações de fim de ano com um pouco de criatividade.
Além dos gastos obrigatórios com funcionários, não deixe de criar formas de agradecer a todas as equipes pelos esforços nos últimos 12 meses. Sem eles, nada seria possível. Lembre-se também dos fornecedores e dos clientes fiéis e acione sua equipe de marketing, se necessário.
2) Estoques, fornecedores e logística
Antecipar o estoque paras as vendas de fim de ano também é imprescindível. Muitos negócios já se organizaram desde a Black Friday, mas a oferta de produtos precisa estar em dia para preparar a empresa para o fim de ano, sem excessos nem desperdícios.
Isso também significa envolver os fornecedores em seu planejamento. Por mais que essa informação seja óbvia, eles também têm outros contratos a cumprir, e a organização prévia é essencial para seu negócio não ficar na mão em pleno fim de ano.
Além disso, como já comentamos acima, é preciso se preparar também para as compras on-line, e isso inclui o planejamento com os parceiros de logística.
Fornecedores, distribuidores e empresas de logística tendem a aumentar seus preços em épocas com maior demanda, reduzindo as margens dos lojistas.
Por isso, independentemente de qual seja o seu segmento de atuação, o planejamento com antecedência pode render melhores negociação de prazos, preços e descontos.
3) Campanhas de ofertas de fim de ano
Primeiro, entenda como o seu negócio pode ser mais eficaz para vender mais no período natalino.
Isso inclui treinar as equipes de atendimento para uma melhor performance de vendas, divulgações no site, nas redes sociais e nos marketplaces, além de várias estratégias de marketing. Esses são alguns dos planos de ação para alavancar as vendas no fim de ano.
Entenda quais são os produtos de maior demanda, e invista na divulgação deles. A Black Friday pode oferecer um importante feedback sobre o que os consumidores estão procurando e se suas ações deram certo.
Mas você também pode aproveitar o fim de ano para liquidar tudo o que não foi vendido na ação de novembro, oferecendo descontos mais atraentes no Natal. Isso pode fazer o estoque girar, assim como o fluxo de caixa. Faça uso da Curva ABC para avaliar quais são os melhores produtos para fazer promoções.
4) Definição de metas
Preparar a empresa para o fim de ano também inclui definir metas reais e objetivas.
Faça uma retrospectiva de altos e baixos ao longo do ano e entenda o que ainda é preciso fazer para fechar 2020 da melhor maneira possível.
Essa definição impacta diretamente em todo o planejamento para o fim de ano.
Prepare as equipes para atingir essas metas, mas sem desmotivá-los. Por isso, é importante que as metas sejam próximas da realidade.
5) Época para reforçar o bom relacionamento
É tradição no fim de cada ano que as empresas aproveitem o clima de esperança e renovação para promover ações de relacionamento. Inclua essas ações no planejamento para preparar a sua empresa para o fim de ano.
Além das ações internas para confraternização das equipes – mesmo que de maneira virtual – foque também no relacionamento com fornecedores e clientes.
Prepare envio de e-mails, cartões de Natal e brindes, se possível. Esses são alguns dos diversos exemplos para agradecer àqueles que estiveram ao seu lado ao longo do ano.
Ligações de diretores e gerentes da empresa para os principais clientes e fornecedores também pode garantir a continuidade do bom relacionamento para o próximo ano.
Por mais que a tecnologia esteja presente em diversos processos e esteja cada vez maior e mais rápida, são as pessoas – e o bom relacionamento entre elas – que fazem o sucesso de um negócio e que devem constar entre as ações para preparar a empresa para o fim de ano.
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