A tecnologia nos negócios é reconhecidamente um investimento para aumentar a capacidade interna de uma empresa e de seu atendimento aos clientes. E para te ajudar com isso, separamos 5 dicas para potencializar seu empreendimento.
Algumas lições podem ser tiradas do difícil momento gerado durante a pandemia do coronavírus, principalmente no campo empresarial.
As empresas que investem em tecnologia se mostraram mais capazes para enfrentar essa fase limitante. Por isso, vamos te mostrar 5 meios para posicionar melhor seu negócio nesse futuro que já chegou.
1. Use ferramentas digitais
Uma das áreas mais sensíveis dentro das empresas é a comunicação. Transmitir orientações é sempre dor de cabeça para gestores. Mas, agora, algumas ferramentas digitais vieram para ajudar com isso.
Situações como as reuniões presenciais estão sendo substituídas pelas conferências via apps, que possuem várias funcionalidades para ajudar com a comunicação.
Listas de tarefas também são compartilhadas por meio de programas que armazenam documentos, planilhas, etc., como o G Suite, do Google.
Entre alguns dos recursos digitais usados para essas atividades estão:
- Google Drive – indicado para armazenar arquivos na nuvem.
- Microsoft Teams – ferramenta que une chat, call, videoconferência e ainda possibilita criar grupos de trabalho para gerir projetos.
- Trello – também é um app usado para organizar ideias e processos da equipe.
- Slack – utilizando chats, ajuda as empresas em sua comunicação interna, reduzindo a necessidade da troca de infinitos emails e da participação em diversas reuniões para tomar uma decisão.
Todos têm versões gratuitas, e são fáceis e intuitivos para seus colaboradores aprenderem a usar.
2. Invista em uma loja virtual
Outra boa forma de inserir a tecnologia nos negócios é investindo numa loja virtual. Esta época de Covid-19 nos mostra a importância de se adquirir uma infraestrutura para a realização de vendas online e deliverys.
Além disso, ter uma loja virtual te levará a um ambiente onde milhões de consumidores estão: o mundo digital. É um mercado que só cresce, justamente pela praticidade de comprar.
O sistema de e-commerce também proporciona segurança ao usuário e à empresa; facilita a atração de novos clientes; é possível apresentar todos os produtos que são comercializados em um layout inovador, entre outras vantagens.
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3. Aposte no marketing digital
Agora para ter sucesso num e-commerce, por exemplo, é necessário aproveitar as estratégias do marketing digital.
Você precisa conhecer o perfil dos consumidores que navegam na web e nas redes sociais. Eles querem muito mais do que uma propaganda bonita, e você precisa atraí-los com conteúdos relevantes.
E aí entra um planejamento de marketing especializado na área. Em sua loja comercial, além dos produtos, você precisa incluir um blog ou canais que promovam a interação com o público.
Existem ótimos recursos para aplicar seus planos de marketing digital, entre eles podemos destacar:
- Facebook e Instagram Business – formatos de redes sociais destinados para empresas;
- WhatsApp Business – mensageiro mais popular no país, que facilita a comunicação com os clientes;
- E-mail Marketing – ainda é uma ótima ferramenta para apresentar promoções e outras novidades;
- Webinar – recurso para gravar vídeos exclusivos para seus clientes.
- YouTube – maior mídia social quando o assunto é vídeos. Outra maneira de deixar conteúdos digitais que apresentam seu negócio ao público-alvo.
4. Atualize suas tecnologias atuais
A tecnologia nos negócios não se resume apenas na utilização de programas, é fundamental investir também na utilização dos equipamentos e da infraestrutura de TI.
Montar um setor de TI talvez ainda não esteja dentro dos planos de pequenas e médias empresas. O que não significa a falta de investimentos em gadgets e até mesmo em novos equipamentos como PCs ou notebooks.
É preciso se conectar às inovações tecnológicas, pois elas auxiliarão na produtividade do empreendimento.
5. Utilize um software de gestão empresarial (ERP)
Que tal acompanhar o fluxo de caixa de sua empresa pelo celular? É um dos benefícios de se adotar um sistema de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Plannig).
Esse tipo de sistema representa bem a tecnologia nos negócios. Por meio de um ERP, você diminui substancialmente os obstáculos que pode enfrentar com os processos internos de uma empresa.
Você não precisa mais de emitir em papel, por exemplo, a solicitação de liberação de um produto do estoque. Essa autorização acontecerá via comando no software de gestão, podendo ser visualizada em equipamentos portáteis.
Essa ferramenta também oferece vantagens como:
- Possibilidade de vincular ao sistema de emissão de NFe;
- Emissão de boletos de cobrança;
- Cadastro de clientes e produtos;
- Integração com loja virtual;
- Maior controle financeiro.
É difícil pensar numa empresa inovadora que atualmente não adote esse tipo de recurso.
Chegamos ao fim… E essas foram nossas dicas para você usar a tecnologia nos negócios. Avalie o que você pode implantar em suas rotinas, desta forma não perderá competitividade e estará alinhado com as tendências corporativas.
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