A Curva ABC é um dos conceitos de origem das análises do economista Vilfredo Pareto. Você já ouviu falar que 80% da riqueza mundial está nas mãos de apenas 20% da população?
A análise de Pareto deu origem a um conceito maior, utilizado em administração e gestão de empresas, onde se sabe que são apenas 20% dos produtos os responsáveis por 80% da lucratividade. Posteriormente, essa análise ficou conhecida como Curva ABC.
Entenda mais sobre a Curva ABC e como a solução de Curva ABC do RZ Business pode te ajudar a gerenciar melhor e mais efetivamente os seus negócios.
Curva abc: como implementar em seu negócio?
O que é Curva ABC?
Curva ABC é um estudo que indica quais são os produtos ou serviços que representam a maior parcela dos lucros da sua empresa.
Através dessa análise, é possível identificar quais são os itens que devem receber maior atenção, quais devem ser estudados cuidadosamente e quais podem ser trabalhados com menor preocupação.
A Curva ABC tem esse nome devido ao gráfico formado por esta análise, onde se observa uma curva desenhada pelos resultados.
O estudo é dividido em 3 seções, sendo A, B e C, conforme abaixo:
A representa os produtos ou serviços mais lucrativos da empresa, geralmente 20%;
B representa produtos e serviços que não são os mais lucrativos, mas que também não ficam muito atrás, geralmente sendo 30%;
C representa os 50% restantes, que são produtos ou serviços responsáveis por somente 5% dos lucros, aproximadamente.
Essas porcentagens podem variar de empresa para empresa, ou até mesmo de operação para operação. Portanto, não é uma regra geral e pode ser modificada para se encaixar no quesito que o gestor quer analisar.
Para que serve a análise de Curva ABC?
A Curva ABC serve principalmente para identificar os fatores mais relevantes em determinado quesito e entender onde devem estar focados os esforços da empresa.
Se uma empresa tem um sabonete como produto na categoria A e um carro na categoria C, vale mais a pena investir na divulgação do sabonete.
Entretanto, a Curva ABC pode ser utilizada para uma infinidade de conceitos dentro do clima organizacional. A seguir, você verá como o RZ Business trabalha com isso.
A solução de Curva ABC do RZ Business
O RZ Business conta com uma ferramenta de Curva ABC personalizável que se encaixa melhor na sua demanda. Com ela, é possível entender melhor qual deve ser o foco dos seus esforços.
A análise de lucratividade por produtos é um bom exemplo, como visto acima. Mas o RZ Business é capaz de fazer muito mais do que isso.
O conceito pode ser aplicado de diversas maneiras para entender as necessidades, forças e fraquezas da empresa. Veja a seguir alguns exemplos.
1. Desempenho dos vendedores
O desempenho dos vendedores pode ser facilmente analisado por meio da solução de Curva ABC do RZ Business. Neste caso, você é quem personaliza como será apresentado o resultado.
Com os números em mãos, fica fácil entender quais são os vendedores que mais geram lucros, qual a relevância de cada um para a empresa, quais têm potencial para serem ainda melhores e quais precisam de atenção e suporte para se desenvolver.
Fazer essa análise com base apenas nos números de venda de cada um separadamente não é uma boa forma de gerir esse trabalho. Por isso, a solução de Curva ABC do RZ Business facilita essa análise por você.
2. Vendas por categoria de item
É muito comum que empresas de diversos ramos separarem seus produtos em famílias de itens. Os produtos dessas famílias são geralmente ofertados em conjunto, com o intuito de fazer com que o ticket médio aumente.
Com a solução de Curva ABC do RZ Business, é possível entender o desempenho dos produtos separados por família de itens. Assim, você consegue determinar se uma família de itens tem boa aceitação com seu cliente, ou se ela é irrelevante para o seu negócio.
Adaptar as famílias de itens que recebem maior destaque com base no resultado da Curva ABC é uma boa estratégia para melhorar as chances de efetuar vendas casadas, com mais itens e de maior valor.
3. Desempenho por região
Para empresas que entregam produtos, como lojas de materiais de construção, distribuidoras e indústrias, o desempenho de vendas pode ser medido por região.
Você pode se surpreender ao perceber que uma região que não é tão próxima é mais relevante para o seu negócio do que outra que está logo ao lado.
Esse estudo pode ser entendido com facilidade por meio da solução de Curva ABC do RZ Business. Ele apresenta quais são as regiões com melhor desempenho em vendas, quais as que têm potencial para melhorar e quais as que devem ser consideradas.
Muitas vezes é possível deixar de atender determinada região, se for esclarecido que ela não gera lucro suficiente para compensar o deslocamento.
4. Desempenho por classe de cliente
O RZ Business te permite agrupar seus clientes por classes. Isso viabiliza a análise da Curva ABC por classe de cliente. Dessa forma, você entende melhor o perfil do seu cliente. Isso pode ajudar na composição da sua persona.
Com uma persona mais precisa, suas campanhas de marketing surtirão mais efeito, seu mix de produtos pode ser aprimorado, sem falar na abordagem que sua empresa pode adotar para lidar com esse tipo de cliente.
A ferramenta de Curva ABC do RZ Business é totalmente personalizável! Dentre os parâmetros que você consegue personalizar, estão:
- Agrupamento numérico ou percentual;
- Fator a ser analisado;
- Período de apuração;
- Natureza da base de apuração, entre outros.
Demonstração Gratuita do RZ Business
A solução de Curva ABC do RZ Business possibilita uma análise completa de diversos fatores que te ajudam a entender a realidade dos seus negócios. Isso facilita a tomada de decisão, a divisão dos esforços e o foco principal da empresa.
E o melhor de tudo: você pode solicitar uma demonstração gratuita e experimente todo o poder do RZ Business na gestão de sua empresa.