O varejo de materiais de construção é um mercado altamente aquecido. Existem lojas em regiões centrais e em bairros residenciais, e todas elas recebem alta demanda. Isso porque está cada vez mais fácil construir e reformar. Então, com a concorrência aumentando, é preciso se destacar.
A pergunta é: como me tornar referência em loja de materiais de construção? O caminho para responder essa pergunta é uma série de ações e práticas que precisam ser adotadas pela empresa.
É perfeitamente possível se destacar e conseguir tomar a frente da corrida contra a concorrência. Para que você consiga chegar lá, preparamos este artigo com dicas de como se tornar referência neste segmento tão disputado.
Os fatores que transformam sua loja de materiais de construção em referência
1 – Segmentação específica
Costumamos dizer que materiais de construção já é um segmento. Entretanto, para que você se torne uma referência, é necessário ser mais específico que isso. Uma loja de materiais de construção pode tomar várias direções diferentes.
Você pode, por exemplo, se especializar em reforma, em grandes construtoras, em obras de alto orçamento, em obras de alto valor (que é diferente da de alto orçamento), em obras simples, entre outros.
O ideal é observar qual o perfil de cliente que você mais recebe em sua loja e começar a direcionar cada vez mais os seus esforços a esse perfil. Uma obra de alto orçamento não necessariamente é uma obra de alto valor. O alto orçamento pode vir de uma obra grande, porém, simples, como um complexo de prédios residenciais de classe média. Já a de alto valor explora os melhores materiais até mesmo para a menor das obras.
Portanto, saiba quais materiais você quer ter em sua loja para atender ao público mais frequente.
2 – Gestão de produtos
Para se tornar referência em loja de materiais de construção, você precisa garantir que seus produtos estão sendo bem gerenciados. Isso não se limita somente ao estoque, que vamos abordar em outro tópico, mas sim a toda a operação da loja no que diz respeito aos produtos.
Disposição de produtos na loja, vitrine, exibição, demonstração, destaque, manuseio, entre outras ações, fazem parte da gestão de produtos. Você precisa gerenciar os materiais de forma que eles recebam a atenção merecida quando necessário, ou dêem espaço a outros que estejam em destaque.
Preste atenção em promoções, ofertas e até mesmo no comportamento dos vendedores quando eles oferecem um produto. A oferta de produtos deve estar alinhada com a gestão de materiais vigente.
3 – Gestão de estoque
Agora sim, vamos falar sobre a gestão de estoque. Ela é um dos pilares que você precisa erguer para se tornar referência em loja de materiais de construção. A boa gestão do estoque influencia diretamente na gestão financeira, assim como em outras áreas da empresa.
É necessário saber exatamente quanto tempo cada material demora para ser recebido, a fim de nunca deixar faltar ou sobrar nada. O estoque deve girar o mais próximo o possível da naturalidade.
Isso significa que você não pode deixar faltar algum item, mas também não deve deixar muitos acumulados em estoque. Material parado é investimento perdido. O equilíbrio é o segredo para uma gestão de estoque perfeita entre compra e venda.
Preste atenção também na organização, especialmente para evitar perdas. Faça inventários frequentemente e identifique problemas e oportunidades.
4 – Diferencial
Observando as marcas que são referência em seus ramos, vemos que cada uma delas possui um diferencial. Algo que as destaca das outras e as torna referência. Para ser referência em loja de materiais de construção, você também precisa de um diferencial.
Seja no preço, na qualidade dos materiais, na raridade, no atendimento, nas promoções, ou até mesmo nas formas de pagamento e de entrega. Sua loja de materiais de construção precisa de um diferencial para se tornar referência. Um diferencial que faça com que os clientes queiram comprar de você mais do que dos seus concorrentes.
5 – Modernização
É impossível se tornar referência em loja de materiais de construção se você não seguir a onda da modernização. As lojas mais modernas sempre saem na frente. Isso inclui produtos mais modernos, processos, práticas, sistemas, mobiliário, layout, funcionamento, sem falar em comodidade para o cliente.
6 – Parcerias
O bom relacionamento com seus parceiros de negócio é essencial para se tornar referência em loja de materiais de construção. Por meio de um bom relacionamento, você consegue melhores prazos para pagamento, condições, suporte, sem falar nos produtos em si.
Além disso, a parceria também faz parte da gestão financeira. Quanto melhor for seu relacionamento com os fornecedores, melhores serão os contratos, o que acaba facilitando a gestão financeira e o pagamento de contas.
7 – Atendimento
O atendimento pode sim ser o seu diferencial. Porém, é essencial que você ofereça um bom atendimento mesmo se o seu diferencial for outro. Bom atendimento é aquele que você gostaria de receber se entrasse em sua própria loja como cliente.
Ele deve ser cordial, respeitoso, entusiasmado e simpático. O cliente deve sair da loja com a sensação de que pode voltar a qualquer momento e será muito bem recebido. Mesmo que ele não encontre o que estava procurando, instrua os funcionários a se colocarem à disposição de uma forma carismática e marcante.
Quando você oferece um bom atendimento, o cliente sempre retorna.
8 – Software de gestão
O software de gestão é um dos fatores que transformam sua loja de materiais de construção em referência. Ele é capaz de otimizar a produtividade e a gestão para que você foque no que mais importa.
O RZ Business é um software de gestão feito exclusivamente para lojas de materiais de construção que precisam se modernizar e alcançar novos patamares.
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