Um planejamento anual eficaz pode ser a peça-chave para um bom desenvolvimento futuro da sua distribuidora. Para que ele seja preciso, porém, é necessário realizar um balanço do que já foi feito, projeções para o que precisa ser melhorado, além, claro, de se pensar em como aumentar as vendas.
Mas, afinal de contas, o que pode influenciar o futuro do seu negócio? É uma pergunta difícil de se responder, mas é fato que empresários que se preparam para cenários conflituosos com certeza têm maior capacidade para superá-los.
Por isso, é tão importante dedicar seu tempo para desenvolver um planejamento anual eficaz. Saiba como implantar essa perspectiva em sua distribuidora!
O que é planejamento anual?
É um plano em que se assinala todas as ações necessárias para atingir os objetivos traçados de uma empresa. Serve como um documento que determina prazos, metas e outras obrigações para se cumprir no ano que se segue.
Um planejamento anual se fundamenta com dados do ano que se encerrou, ou seja, a partir dos erros e acertos passados é que se pensará o futuro do negócio.
Avaliar o que foi feito e pensar no que pode acontecer: é este o norte para acertar nas novas estratégias.
É certo que para aproveitar esse plano de gestão você precisará instituir regras, ou meios para analisar os resultados que vai conquistando.
Por isso, é essencial que aprenda a estruturar bem seu plano anual. Confira a seguir!
Como montar um planejamento anual eficaz para sua distribuidora?
Estar entre as rotinas de indústrias e comércios varejistas já é um desafio para gestores e empresários da área de distribuição. Basta uma alteração no mercado para todos os planos mudarem também.
Então, se antecipar ou pensar em soluções ágeis para momentos assim é fundamental. E para elaborar um planejamento anual eficaz para sua empresa, de maneira assertiva, preparamos um passo a passo bem prático.
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Avaliação financeira de sua distribuidora
Em primeiro lugar, é necessário levantar como anda o caixa da sua empresa. Conhecer detalhadamente como está a situação financeira do negócio é condicionante para você que pensa em investir na ampliação, por exemplo.
Além disso, fazer um balanço fiscal também é mais que necessário para traçar novos objetivos. Essa verificação mostrará se existem gastos supérfluos para o funcionamento de sua distribuidora.
Leia também: Como fazer um planejamento estratégico infalível!
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O que precisa ser melhorado
Outro ponto que deve constar em seu planejamento anual eficaz são os aspectos que podem ser melhorados. Nessa etapa você pode elencar aspectos como a seleção de novos funcionários até os procedimentos internos mais gerais da sua empresa.
Deve se observar, por exemplo, quais são os gargalos na execução das tarefas, e já indicar como resolvê-los.
Anote tudo detalhadamente no documento onde você estiver redigindo o seu planejamento anual.
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Projeções para o segmento que atua
Ter em mente o que vai ser novidade no mercado em que sua distribuidora trabalha é importante. E aqui podem entrar vários fatores:
- Implantação de novas tecnologias no setor;
- Atualizações na legislação fiscal;
- Fusões de empresas concorrentes, fornecedores e outras empresas que podem influenciar seu negócio;
- Determinações dos sindicatos que alterem acordos coletivos dos trabalhadores de sua empresa;
- Aumento de insumos ou até mesmo do valor dos combustíveis;
- Variação cambial ou qualquer mudança no mercado financeiro.
É uma pesquisa extensa, mas que fará toda diferença nas estimativas do seu planejamento anual. Ele será eficaz se você incluir todos os aspectos que realmente podem afetar a sua empresa.
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Defina orçamentos
Ser fiel a quanto sua empresa pode gastar é outra dica na elaboração de seu planejamento anual. Por isso, delimitar orçamentos é crucial.
Separe valores para comprar equipamentos, quanto gastará em marketing e até para treinamentos dos seus funcionários. É importante ter em mente também que esse tópico só será possível se você tiver realizado bem o seu balanço financeiro.
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Estabeleça objetivos com clareza
Como você já terá dados sobre o ano anterior da sua empresa, terá parâmetros para estabelecer novas metas e objetivos. Contudo, para se alcançar bons resultados o time não pode ter dúvidas de quais são os interesses e quais as metas da empresa.
Essa etapa também pode ser útil para avaliar o desempenho de um setor ou de um profissional específico. Informações que auxiliarão na tomada de decisões, seja para novas contratações ou para investimentos em treinamentos.
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Monte um calendário assertivo
Outra etapa muito importante para a realização de um planejamento anual eficaz é a montagem de um calendário. Para facilitar a montagem do seu projeto de negócios anual, você pode dividi-lo em escalas de tempo (bimestre, trimestre, etc.). Isso permitirá a adequação de algumas metas, por exemplo, durante o transcorrer do ano, sem afetar muito seu plano original.
Utilize ferramentas de calendários virtuais para facilitar ainda mais essa etapa, como o Google Calendar ou o Excel do G Suite.
Assim, esses são os aspectos que não podem faltar para um planejamento anual eficaz. Aplique-os em sua estratégia para que sua distribuidora possa vencer os futuros desafios e se manter preparada em um mercado competitivo!
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