É comum, ou melhor, necessário, que no fim ou início de um ano os negócios dediquem tempo para o planejamento estratégico da empresa. É desta forma que são definidos as metas e os planos de ação para o período que se inicia.
Este é também o momento de analisar o balanço financeiro do ano anterior, assim como de todos os processos da empresa, para que a estratégia possa ser revista e adequada de acordo com a situação do negócio e os planos para o futuro.
Com um horizonte bem definido, seja qual for o tamanho ou área de atuação da empresa, é possível trabalhar de uma forma muito mais organizada, ágil e assertiva, garantindo mais segurança financeira e a continuidade da operação.
Em outras palavras, o planejamento estratégico empresarial fornece a base necessária para o conhecimento do negócio e de seu futuro, garantindo que os processos sigam de forma contínua e sistemática.
Assim, é possível tomar melhores decisões, como a definição de metas e estratégias para vender mais e fidelizar clientes, ter uma equipe mais ágil, ou antecipar problemas e monitorar seu progresso, por exemplo.
O que realmente significa planejamento estratégico?
Para alcançar qualquer objetivo, é preciso planejar como atingi-los, e assim funciona também para as empresas.
Afinal, é necessário determinar onde se quer chegar, e o planejamento estratégico serve como ferramenta para definir o melhor caminho a percorrer para a empresa alcançar seus objetivos, principalmente a longo prazo.
Este planejamento também auxilia o gestor a entender qual a situação presente da empresa, o que é essencial para a continuidade do negócio.
Com o planejamento estratégico, você possui as diretrizes para analisar e definir a maneira de chegar até os seus objetivos e seguir no caminho do progresso.
Por que você deve fazer o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico funciona como um guia do seu negócio.
É um documento que poderá ser utilizado ao longo de todo o ano para rever quais foram os planos de ação definidos, e se alguma mudança no percurso é necessária.
Além disso, é um importante recurso para observar os resultados ao longo dos anos. A visão do todo é fundamental para o crescimento do negócio.
Ao mesmo tempo, ao compreender com clareza qual é a situação atual do negócio e onde você quer chegar com ele, fica mais fácil definir quais as melhores estratégias para atrair o seu público-alvo.
Por outro lado, ao não se dedicar ao desenvolvimento de um bom planejamento estratégico, os riscos de trabalhar de forma desordenada são bastante grandes.
Assim, você pode encontrar dificuldade em lidar com planilhas, perder o controle de gastos ou prazos, desperdiçar oportunidades de mercado, não conseguir organizar metas nem mensurar resultados, além de fazer uma má gestão das equipes.
Este cenário não é o ideal. Isso porque é importante ter uma direção objetiva para as operações da empresa, trazendo melhor administração de tempo, das equipes e dos recursos financeiros.
Além disso, destacamos aqui as principais vantagens do planejamento estratégico:
- Definição e organização dos processos;
- Direcionamento;
- Aplicação estratégica dos recursos financeiros;
- Base para outros planejamentos;
- Definição de prioridades;
- Oportunidade;
- Eficiência.
Se fazer o planejamento for uma prática recorrente, é possível enxergar mais longe e saber com maior segurança qual o caminho para crescer e ganhar destaque no mercado.
Aliás, não basta apostar apenas nas ações que tragam lucro a curto prazo. É preciso ir além e olhar para o futuro.
As empresas que investem tempo em um planejamento estratégico conquistam também um diferencial competitivo, pois podem seguir seus processos, oferecer produtos e serviços com maior qualidade.
Mas, se você começou a pensar no planejamento estratégico agora, não tem problema. Nunca é tarde para dar os primeiros passos.
Dicas para a construção de um plano estratégico empresarial
Para um planejamento estratégico empresarial certeiro, é preciso definir qual é a identidade da empresa. Ou seja, “o que”, “como” e “por quê” a empresa faz o que faz.
Características como inovação, qualidade, melhor atendimento… Todas as qualidades que definem o negócio devem ser estabelecidas e divulgadas.
Dessa forma, é muito mais simples comunicar aos seus clientes, funcionários e parceiros qual é o propósito da sua empresa e com quem ela deseja estabelecer relações comerciais.
A seguir, confira as principais dicas para construir o planejamento estratégico da sua empresa.
Definição de missão, visão e valores
Essas são as diretrizes que definem qual é a essência da empresa e o papel que ela cumpre na sociedade. Quando você executa seu planejamento estratégico alinhado a esses três pontos, está criando as bases para um negócio de sucesso.
Definição dos stakeholders
Estes são os públicos que, de alguma forma, têm relação com a sua empresa. Por exemplo, colaboradores, clientes, investidores, fornecedores, donos de empresas, entre outros.
Compreender como eles são impactados e como se relacionam com o seu negócio é um conteúdo valioso para o planejamento estratégico. Por isso, muitas empresas investem em pesquisas, newsletters e qualquer outra ferramenta que possa fornecer esse tipo de feedback.
Análise SWOT
Em inglês, a sigla significa strenghts, weaknesses, opportunities e threats, ou forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. É um método bastante difundido e útil para realizar um diagnóstico de cada área da empresa. O objetivo é tornar o negócio mais eficiente e mais bem colocado no mercado.
Para a análise SWOT, também é importante fazer um benchmarking, ou seja, avaliar o que outras empresas estão fazendo e como podem ser usadas como referência, descobrindo mais oportunidades para o seu negócio.
Que tal se aprofundar no assunto?
Fazer um planejamento estratégico empresarial é uma operação complexa, principalmente se for feito do zero ou se ainda não estiver muito completo.
Por isso, preparamos um guia prático para gestores que estão em um dos momentos mais importantes do ano, que é o de definir todas as estratégias do negócio em 2021.
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