Fazer o planejamento estratégico de uma empresa é um fator vital para o sucesso do negócio. Dirigir uma empresa sem um planejamento é como tentar controlar um caminhão desgovernado: você falha em todos os movimentos e, no fim, acontece um desastre.
A administração de empresas requer certo nível de conhecimento, e mesmo que você não tenha formação na área, é imprescindível conhecer alguns conceitos. Um deles é o planejamento estratégico, que leva seu negócio ao sucesso de forma mais assertiva, ágil e com menos esforço.
No post de hoje, você vai aprender a fazer um planejamento estratégico infalível, com todos os detalhes que levam seu negócio ao topo mais rápido.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um conjunto de diretrizes que mostra o melhor caminho para atingir determinados objetivos ao longo de um período. Normalmente, é feito para o ano seguinte.
Em outras palavras, através do planejamento estratégico, a empresa entende onde está, determina onde quer chegar e, com o uso de algumas ferramentas e análises, escolhe os melhores caminhos, com metas, objetivos, estratégias e ações que levem até lá.
Qual a importância do planejamento estratégico?
Sem o planejamento estratégico, você corre o risco diário de tomar decisões erradas, baseadas em suposições vagas e infundadas, além de não ter consistência na administração da empresa.
Quando todos os esforços estão alinhados com diretrizes bem definidas, fica muito mais fácil alcançar o sucesso e o crescimento. É no planejamento estratégico que você pode mensurar o quanto sua empresa pode crescer e qual o potencial do seu negócio no mercado.
Empresas que não fazem um bom planejamento estratégico frequentemente enfrentam o fracasso de um produto ou serviço, de uma ação de marketing, declínio financeiro e, finalmente, a falência.
Como fazer um planejamento estratégico?
Veja a seguir o passo a passo para um planejamento estratégico infalível.
1 – Determine a identidade da empresa
A primeira coisa a ser feita para se obter um bom planejamento estratégico é determinar quem é sua empresa. São 3 fatores que devem ser bem definidos:
Missão: para quê sua empresa existe, ou qual o principal objetivo do negócio para os clientes?
Visão: onde sua empresa quer chegar no futuro, ou como ela quer ser vista pelos clientes futuramente?
Valores: quais são as características que compõem o caráter da sua empresa, ou quais os princípios nas quais ela se fundamenta?
2 – Identifique os stakeholders
Stakeholder é um grupo de pessoas que é afetado ou afeta diretamente o seu negócio. Como exemplo de ilustração, podemos imaginar uma operadora de internet. O negócio é afetado diretamente pela qualidade das instalações de telecomunicações na cidade onde atua, e afeta diretamente todos os negócios que se utilizam de seu serviço para operar suas atividades.
Este é apenas um exemplo simples para que você entenda o que significa stakeholder e identifique os seus. De forma geral, todos os interessados em seu negócio, ou as pessoas que são influenciadas, voluntária ou involuntariamente por ele, são stakeholders.
3 – Faça uma análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para identificar fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. É bastante simples de usar.
No ambiente interno (empresa) ficam as forças e as fraquezas. No ambiente externo (mercado) ficam as oportunidades e ameaças. Identifique quais são com o máximo de precisão possível, pois isto é fundamental para fazer um planejamento estratégico de sucesso.
4 – Construa o mapa estratégico
Agora que você já identificou seus stakeholders e fez a análise SWOT, ficou mais fácil criar seu mapa estratégico.
Para isso, vamos utilizar outra ferramenta de gestão, chamada de BSC – Business Scorecard.
O Business Scorecard é um conceito desenvolvido na década de 1990 que divide o sucesso da empresa em pilares:
- Perspectiva financeira: define os objetivos financeiros para o período do planejamento estratégico, como lucro, faturamento, rentabilidade e produtividade;
- Perspectiva de mercado: trata do posicionamento do negócio no mercado, a satisfação dos clientes, a taxa de retorno dos clientes e a prospecção de novos clientes;
- Perspectiva de processos internos: referente aos processos que mais têm impacto na organização, em especial para os clientes, mas também incluindo os funcionários;
- Perspectiva de recursos: trata da capacidade da empresa em fornecer processos eficientes, seu conhecimento da área de atuação e a preparação que possui para suas atividades.
Com isso, obtêm-se 4 objetivos, que vamos explicar na ordem correta:
- Objetivos de aprendizado e crescimento: afetam a capacidade da empresa de estruturar melhores processos;
- Objetivos internos: possibilitam entregar maior satisfação ao cliente, melhorar a prospecção e o valor de mercado da empresa;
- Objetivos do cliente: aumentam o faturamento e a margem de lucro, bem como melhoram a saúde financeira da empresa como um todo;
- Objetivos financeiros: controlam os resultados financeiros da empresa, avaliando a rentabilidade e a lucratividade.
É através destes objetivos, ou metas, que você determina o que deve ser feito para sua empresa decolar. Definir bem estas metas é um dos passos mais importantes para fazer um planejamento estratégico eficiente. E lembre-se: leve em consideração seus stakeholders, a análise SWOT e sua identidade.
5 – Crie um plano de ação
Agora que você já criou o planejamento estratégico teórico, é hora de tirar tudo do papel e iniciar as ações. Para isso, elabore uma relação do que deve ser feito em cada etapa dos objetivos.
Comece pelos objetivos de aprendizado e crescimento, determinando o que precisa ser feito para que sua empresa seja cada vez mais capaz de atuar no mercado. Quanto mais bem preparada estiver a empresa, melhores serão as chances de sucesso.
Para fazer um planejamento estratégico de sucesso, não importa quantas ações seu plano de ação terá, mas sim o impacto que cada uma gera no negócio.
Uma das formas mais fáceis de criar um plano de ação efetivo é respondendo à pergunta: o que tenho que fazer/ter para alcançar os objetivos definidos de cada etapa? Talvez, seja necessário elaborar um plano de ação com vários passos para cada objetivo. Se for o caso, faça isso sem medo.
Muito importante sempre se lembrar de alinhar suas ações com a identidade da empresa, e os objetivos com a análise SWOT e os stakeholders. Seguindo os passos acima, seu planejamento estratégico terá sucesso garantido.
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