A estratégia DRP é uma ferramenta de gestão que pode auxiliar distribuidoras a organizarem seus processos, unindo toda a cadeia de distribuição. Neste artigo, vamos te mostrar como aplicar este método na sua empresa. Confira!
DRP é a sigla para Distribution Requirements Planning, ou Planejamento das Necessidades de Distribuição. O objetivo dessa estratégia é ter um controle de estoque eficiente para atender todas as demandas dos clientes.
Com a estratégia DRP, é possível organizar o processo de distribuição, considerando as transações da distribuidora entre os fabricantes dos produtos e os clientes, garantindo a disponibilidade de itens em estoque e atendimento das demandas.
Dessa forma, a distribuidora é capaz de prevenir a falta de mercadorias para atender os pedidos de todos os seus clientes, equilibrando disponibilidade e volume de compras do mercado.
Ao aplicar a estratégia DRP, também é possível minimizar prejuízos com o excesso de produtos em estoque, considerando que mercadorias paradas na prateleira também não é uma situação ideal.
Como funciona a estratégia DRP
A estratégia DRP é um processo composto por três etapas principais, que devem ser colocadas em prática de forma alinhada.
Além disso, ela requer também o investimento em tecnologias que automatizam a gestão de mercadorias para a reformulação da execução das atividades da distribuidora.
Veja como a DRP funciona:
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Primeira etapa – Levantamento de produtos
Em um primeiro momento, é preciso realizar o levantamento dos produtos disponíveis no centro de distribuição e nos pontos de venda.
Esta etapa pode ser realizada por contagem manual ou conferência no sistema, se for o caso.
Assim, é possível determinar informações importantes, como:
- Previsão de demanda
- Estoque do centro de distribuição disponível para venda
- Pedidos de entrega atuais e futuros
- Produção pendente
- Lead time dos pedidos
- Fluxo de entrega – frequência e prazos
- Quantidades mínimas para compra, armazenagem e distribuição
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Segunda etapa – Recursos necessários
Então, o segundo passo é criar um modelo para definir os recursos necessários para desenvolver as estratégias da logística, tais como:
- Identificar os produtos com maior saída, considerando quantidade, lugares e períodos com maior demanda
- Antecipar a necessidade de investimentos em estoque, considerando mão de obra, equipamentos e estrutura
- Planejamento do transporte necessário para distribuição
- Nível de compras por cada tipo de produto
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Terceira etapa – Criação de estratégias
A última etapa da estratégia DRP consiste em definir ações planejadas para o melhor controle do estoque e organização do processo de distribuição.
Assim, partindo de todas as etapas anteriores, é possível criar estratégias para garantir a aquisição ideal de produtos, considerando corretamente a oferta e a demanda, evitando falta ou excesso de mercadorias nos pontos de vendas.
Leia também: Como montar um planejamento anual eficaz para distribuidoras
Principais benefícios da estratégia DRP
A estratégia DRP traz mais assertividade na distribuição dos produtos e dos envios do centro de distribuição para os pontos de venda.
Dessa forma, as operações de uma distribuidora ficam mais organizadas e otimizadas, melhorando ainda mais o atendimento às demandas dos clientes.
Além disso, a estratégia DRP traz também os seguintes benefícios:
Redução de custos
Uma operação mais eficiente também é uma operação mais econômica.
A estratégia DRP auxilia a distribuidora a operar com os níveis de estoque de acordo com as demandas dos clientes, sem excessos nem desperdícios, em caso de descarte de itens que ficaram armazenados por muito tempo e perderam o prazo de validade, por exemplo.
Assim, essa estratégia, quando bem planejada e executada, gera redução de custos, fator importante em qualquer negócio.
Aumento da eficiência
Para aumentar a eficiência, além da estratégia DRP, é importante contar com um sistema de gestão inteligente para automatizar e, consequentemente, otimizar processos.
Uma distribuidora pode contar com diversos produtos em quantidades diferentes para clientes variados, e realizar toda a operação de compra, venda e organização de estoques sem um software completo é bastante arriscado.
Contar com um bom sistema evita falhas de processo e ruptura de estoque, já que esses diferentes processos são automatizados. Além disso, o fluxo de trabalho fica mais organizado e preciso, aumentando a eficiência e a rentabilidade do negócio.
Otimização de rotas
Como vimos, após organizar toda a estratégia de organização de estoques e demanda dos clientes, é possível identificar o produto necessário na quantidade ideal e nos lugares e períodos certos.
Assim, é possível também criar as melhores rotas para atender clientes com menores prazos e maior demanda, por exemplo, já que essa situação já vai estar prevista em toda a estratégia DRP.
Visibilidade ampla dos processos
O planejamento e a organização decorrentes da metodologia DRP também proporcionam uma melhor visibilidade da situação do dia a dia das operações de uma distribuidora.
Questões como reposição dos pontos de venda, circulação de mercadorias, atendimento às demandas dos clientes são essenciais para o correto funcionamento do negócio, e nada melhor do que saber exatamente o que está acontecendo em cada uma dessas etapas.
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