Aumentar as vendas em lojas de material de construção pode parecer um desafio árduo para muitos empresários. Mas, na verdade, não é bem assim.
As pessoas costumam iniciar uma construção ou reforma dos seus imóveis em épocas de promoções, ou quando recebem o 13° salário, por exemplo. Para quem comercializa produtos para construção civil, é preciso entender esse movimento e aproveitar o máximo para vender. Mas como fazer isso? E quais outras técnicas pôr em prática para chamar a atenção de seus clientes?
Elencamos aqui algumas dicas para que você possa aumentar as suas vendas de forma descomplicada. São recomendações acessíveis para uma loja de material de construção de qualquer tamanho! Confira!
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Estude o comportamento de seus clientes
Antes de oferecer promoções, é preciso descobrir de fato quem são seus consumidores. É fundamental que você defina seu público-alvo, somente assim terá dados para analisar os hábitos dos clientes.
Avaliar o que os move para comprar produtos para reformar a casa ou o comércio é um passo importante e que te dará informações precisas para realizar suas campanhas promocionais, por exemplo.
E, se você já fez esse tipo de pesquisa em algum momento, aproveite agora para atualizá-la. Você pode fazer isso com um questionário virtual ou fazendo ligações, pouco a pouco, para sua base de clientes. Se possível, conte com profissionais de marketing para isso. Esse passo pode ser muito importante para aumentar as vendas em sua loja de material de construção.
Leia também: 10 erros que podem estar impedindo o sucesso da sua loja de material de construção!
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Aproveite o potencial do marketing digital
O mundo digital oferece muitas vantagens para quem procura aumentar as vendas em sua loja de material de construção. Investir em e-commerces, por exemplo, é uma boa pedida.
Uma grande vantagem é o custo baixo no investimento nesse tipo de solução. Montar um site, por exemplo, tem um valor muito pequeno quando você compara o custo-benefício do processo todo. Com uma ferramenta como essa, você consegue obter informações sobre as pessoas que procuram seu tipo de negócio.
Localidade, gênero, faixa etária… São alguns dos dados obtidos durante a análise do site, e que podem ser essenciais para pensar desde campanhas até a organização dos produtos nas prateleiras de sua loja.
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Complemente com as redes sociais
Para aumentar as vendas em lojas de material de construção, o uso das redes sociais é muito importante atualmente. Para integrar suas estratégias de marketing digital você não pode se esquecer de investir nelas. Essas ferramentas virtuais transmitem a ideia de modernidade para as empresas e estão conseguindo potencializar vendas em todos os segmentos.
Usando o Instagram ou Facebook, por exemplo, as duas redes sociais mais comuns, você pode apresentar produtos da sua loja de materiais de construção, e ainda conhecer mais detalhes sobre as pessoas que te seguem.
Ademais, você conseguirá usar as redes como canais de atendimento. Os clientes podem solicitar orçamentos, e até comprar via direct do Instagram, por exemplo. E tudo sem que seu setor financeiro precise gastar muito!
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Invista no layout de sua loja física
É muito importante transformar o espaço físico de sua loja de material de construção num espaço cômodo para os clientes.
Então, pense desde posição das prateleiras (dos produtos mais procurados) até a área onde fica o caixa para pagamento. Pense em locais para espera de mercadorias, tudo para criar um clima agradável.
O consumidor tende a voltar aos estabelecimentos em que se sente bem. Assim, com certeza ele recomendará a sua loja para outras pessoas.
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Entenda como estão os seus fornecedores
Lembre-se que o aumento das vendas depende da quantidade de produtos que tem no estoque. Não adianta investir em promoções, se falta o que vender.
Então, para aumentar as vendas em lojas de material de construção, é indicado que você firme parcerias com fornecedores confiáveis, que trabalhem de forma transparente. É uma boa maneira de se antecipar a possíveis imprevistos.
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Acerte em suas promoções
Como dito no início, normalmente as pessoas buscam períodos em que os produtos da construção civil estão acessíveis. Mas, se você consegue oferecer bons preços em diferentes meses do ano, é importante comunicar essas informações muito bem.
Por isso, divulgar corretamente suas promoções é tão importante quanto estabelecer um valor que seja atrativo para o consumidor na oferta.
Atrair seu público-alvo à sua loja de material de construção é o desafio, e investir nessa etapa é a forma certa para aumentar suas vendas.
Aqui você também conta com a versatilidade das ferramentas virtuais (redes sociais e site), como também do tradicional formato de marketing (folders, anúncio de rádio ou TV, etc.).
Novamente voltamos ao quesito “conheça seu cliente”, porque é a partir dele que investirá na divulgação ideal das suas promoções.
Leia tudo sobre promoções em lojas de material de construção no nosso post: Como criar promoções para atrair clientes para sua loja de materiais de construção!
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Controle de todos os seus processos
E para que todos seus esforços para aumentar as vendas funcionem, é preciso organização! Ter controle de tudo que está no estoque, por exemplo, é essencial para não faltar itens nas prateleiras de sua loja.
Emissão de notas fiscais na frente de caixa, conciliar os pagamentos bancários, saída e entrada de recursos financeiros… Etapas que estão ligadas diretamente ao seu bom desempenho nas vendas de seu comércio.
Se necessário, adote um sistema de gestão empresarial. Ele pode facilitar e automatizar todos esses processos para você.
Adotando essa lista de tarefas, logo você poderá perceber como elas fazem a diferença para um aumento considerável em suas vendas! Sua loja de material de construção se mostrará competitiva mesmo em nos momentos de adversidades.
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