O fim do ano é uma das melhores fases para o comércio de forma geral. As vendas aumentam, a procura dos clientes se diversifica, o faturamento dispara e a empresa tem potencial para crescer se souber administrar os frutos colhidos durante o mês de Dezembro.
Mas eis a questão. Como preparar sua ótica para as vendas de fim de ano? Não basta estar com a loja aberta e operar como em qualquer outra data do ano. O período de festas, especialmente o Natal, requer cuidados especiais.
Se você não sabe o que fazer, veio ao lugar certo. Vamos te explicar tudo o que você precisa colocar em prática para aproveitar ao máximo o período festivo de fim de ano com as vendas em alta e os riscos em baixa.
Preparando sua ótica para o fim de ano
1 – Trace suas metas
É óbvio que a primeira coisa a fazer é traçar metas. Afinal, se você não sabe onde pretende chegar, como pode se preparar para isso? Revise seus ganhos no mesmo período do ano anterior ou em outras datas tão movimentadas quanto esta para ter uma noção do que esperar.
Agora, saiba que as metas não dizem respeito somente ao faturamento, mas também ao mix de produtos vendidos, às expectativas dos clientes, à produtividade da equipe e ao desempenho da loja como um todo.
Coloque tudo em uma planilha, ou, melhor ainda, em um sistema de gerenciamento para óticas e divida essas metas entre a equipe. Faça também a divisão por semana, sabendo que a semana do Natal deve ficar com aproximadamente 50% do volume de todo o mês.
2 – Escolha o mix de produtos
Depois de traçar suas metas, é importante escolher quais serão os produtos mais promovidos no período. Preparar sua ótica para as vendas de fim de ano requer um mix de produtos variados para atender a todos os tipos de clientes.
Você encontrará pessoas que estão comprando presentes, mas também itens para elas mesmas. Certifique-se de oferecer opções para todas as idades e todos os gostos. Trabalhe tanto com óculos de grau quanto de sol, onde você tem uma boa oportunidade de realizar uma venda casada.
3 – Monte sua vitrine estrategicamente
Não basta colocar alguns itens na vitrine aleatoriamente e esperar que ela convide os clientes a entrar. Muito menos encher a vitrine de opções, o que a torna muito poluída. A melhor vitrine é aquela que mostra exatamente o que o cliente procura.
Uma boa dica para preparar sua ótica para as vendas de fim de ano é colocar um item de cada principal estilo, de forma bastante atrativa na vitrine. Se possível, monte estandes com fundo colorido, com imagens ou palavras sobre a marca.
Ao invés de colocar muitos modelos de armação expostos, coloque apenas o melhor e mais atrativo de cada marca. Reserve uma parte da vitrine para itens de baixo custo, pois eles também adicionam bastante ao faturamento nesse período.
4 – Divulgue o máximo que puder
Divulgação nunca é demais. Use o poder das mídias sociais, faça panfletagem na região, anuncie nas rádios, contrate carros de som, imprima folhetos, adesivos e flyers. Quanto mais você divulgar, mais venderá.
Se você tem um montante para investir e não sabe exatamente o que fazer, invista pelo menos 60% na divulgação da sua ótica e das promoções de fim de ano. A divulgação é uma das melhores estratégias que você pode utilizar.
Lembre-se de que as mídias sociais têm alto potencial nessa parte. Você pode fazer anúncios ou postar na página da ótica e falar sobre as promoções e os itens mais atrativos.
5 – Tenha promoções que valem a pena
Não adianta escolher aqueles itens que estão parados em estoque e dar 10% de desconto esperando que os clientes achem isso ótimo. Uma promoção de verdade é aquela com benefícios reais.
Para preparar sua ótica para as vendas de fim de ano, você precisa entregar algo que o cliente aprecie. Escolha pelo menos um dos itens principais do seu mix e faça uma promoção com 20% de desconto, ou ofereça 50% de desconto na segunda unidade, ou ainda no óculos de sol.
6 – Atenção em sua equipe
De nada serve preparar sua ótica para as vendas de fim de ano e não ter uma equipe capaz de dar conta do movimento. É essencial que os colaboradores estejam bem treinados para este momento, pois a demanda vai aumentar consideravelmente.
Se for preciso, contrate ajudantes em regime temporário ou intermitente para auxiliar a equipe principal. Acredite, eles fazem falta na hora do movimento, especialmente na semana do Natal. Prepare sua equipe, pois você vai precisar dela!
7 – Tenha recursos suficientes
O ideal é que você verifique todos os recursos que são utilizados ao longo do dia, como materiais de limpeza, sacolas, embalagens, brindes, cartões e qualquer outro tipo de item. Certifique-se de que você tem pelo menos o dobro deles, de acordo com as metas estabelecidas.
Não existe um cenário mais constrangedor do que não ter uma sacola para seu cliente levar o óculos que acabou de comprar. Pense nisso e prepare sua ótica para as vendas de fim de ano.
8 – Organização e segurança
Essas são duas palavras de ordem para preparar sua ótica para as vendas de fim de ano. Você precisa garantir que o trabalho esteja acontecendo de forma ordenada e organizada para que não vire um caos em meio ao intenso movimento de clientes.
Além disso, certifique-se de contar com alguém para fazer a segurança na porta e no interior da loja. Em tempos como esse, a incidência de furtos tende a aumentar e eles podem atrapalhar os lucros.
Com segurança e organização, você conseguirá passar pelo período de festas sem grandes problemas. Basta seguir todas as dicas que demos acima e prestar o melhor atendimento possível.
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