Se você está pensando em montar uma distribuidora, saiba que o momento é favorável. Mas, é preciso saber como começar com as estratégias certas para prosperar na empreitada.
Afinal, iniciar qualquer tipo de negócio envolve muitos riscos. Por isso, separamos as 8 melhores dicas para quem deseja iniciar nesse mercado.
Segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados – ABAD, 287,8 bilhões de reais foi o montante com o qual o setor atacado distribuidor participou do faturamento geral do consumo do Brasil em 2020.
Este número é o equivalente a 51,2% de participação dos agentes de distribuição no mercado varejista.
Para ilustrar os números positivos, eis um exemplo mais específico:
Dados da Receita Federal apontam que o Brasil registrou o surgimento de 48,4 mil novas distribuidoras varejistas de bebidas entre janeiro e outubro de 2020, o que representa um crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados mostram que a distribuição é um setor muito importante para o mercado nacional, uma vez que seus processos são responsáveis por garantir a chegada do produto ao consumidor final.
Mais do que isso, os pequenos e médios distribuidores também têm um papel importante nesse segmento.
Os atacadistas e distribuidores compõem o chamado canal indireto, ou seja, o canal por onde são comercializados os produtos que abastecem os estabelecimentos que não têm volume para comprar diretamente da indústria fornecedora.
Assim, dependendo da região, alguns distribuidores são a única fonte de estabelecimentos do pequeno comércio, inclusive de localidades distantes dos centros.
Ainda segundo a ABAD, são aproximadamente 400 mil pontos de venda do pequeno varejo em todo o país, que com certeza necessitam do serviço de uma distribuidora.
Ficou animado? Então confira as nossas 8 melhores dicas para montar uma distribuidora!
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Conheça bem o mercado de distribuidoras
Antes de montar uma distribuidora, informe-se sobre o mercado consumidor da sua localidade, conheça os produtos e seus potenciais clientes, e esteja atento às tendências de consumo.
Por exemplo, em 2020, em razão do isolamento social, houve um grande aumento de compra de bebidas por meio de canais digitais, como aplicativos e e-commerce, tornando-se um novo hábito para muitos consumidores.
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Entenda a fundo os pilares de uma distribuidora
Para fazer investimentos em equipe e estrutura de forma certeira, é preciso conhecer todos os detalhes da gestão do negócio ao montar uma distribuidora, que compreende, normalmente:
- Setor de compras;
- Setor financeiro;
- Logística;
- Setor comercial;
- Marketing;
- E-commerce;
- Gestão de pessoas.
Dentre os itens citados acima, destacamos a logística e o e-commerce.
Ambos podem ser um importante diferencial para a distribuidora. Uma entrega rápida e com opção de compra on-line conquistam os clientes.
Mas, a logística requer atenção mais do que especial das distribuidoras.
É preciso avaliar estrategicamente o melhor formato de entrega: própria ou terceirizada por transportadoras.
Verifique detalhadamente os custos e o modelo de operação logístico de acordo com o tamanho do seu negócio de distribuição.
Para distribuidoras menores, uma caminhonete ou um caminhão pequeno pode ser suficiente, ou até mesmo uma moto, no caso de entrega de água, por exemplo. Mas fique atento aos custos de manutenção e pedágio.
Se a distribuidora for de médio ou grande porte, certifique-se ainda de fazer a gestão de frotas corretamente.
Além disso, estude como aprimorar o planejamento da sua distribuidora com profundidade para que a empreitada encontre o sucesso.
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Escolha o produto
O setor de distribuidoras é amplo e é possível atuar em diferentes ramos, tais como:
- Distribuidora de água mineral
- Distribuidora de bebidas
- Distribuidora de medicamentos
- Distribuidora de informática
- Entre muitos outros
Esta deve ser uma decisão bem fundamentada. Assim, é possível analisar melhor a estimativa de lucro, preços, mercado, concorrência, qualidade e também de riscos.
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Escolha uma localização estratégica com uma estrutura adequada
Decidir em que região que a distribuidora irá atuar é muito estratégico.
É importante levar em consideração fatores como espaço para estoque, acesso para carga e descarga, poder aquisitivo dos moradores da região e os itens oferecidos pela concorrência.
Mais do que isso, é necessário saber se existe demanda do produto que será distribuído.
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Fique atento às exigências legais, fiscais e tributárias
Antes de abrir qualquer empresa, é preciso se informar sobre as obrigações legais, fiscais e tributárias específicas do segmento de atuação.
Contar com o trabalho de um contador profissional para elaborar os atos constitutivos da empresa e conhecedor da legislação tributária é o melhor caminho para não correr riscos.
Leia também: 5 dicas para fazer a gestão fiscal da sua empresa.
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Planeje os investimentos
Ao montar uma distribuidora, planeje o quanto investir a partir dos custos previstos.
Considere todos os custos fixos do negócio, como aluguel, água, luz, salários, etc., assim como os custos variáveis e investimento em plataformas digitais para o e-commerce, se for o caso, e também em estratégias de marketing e divulgação.
O valor do seu investimento vai variar de acordo com o porte e os serviços prestados pela empresa.
Independentemente de quanto você for vender, há custos para manter a estrutura em funcionamento, e claro que isso precisa ser levado seriamente em consideração.
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Estabeleça um bom relacionamento com os fornecedores
Para praticar os melhores preços e obter lucro no seu negócio, fazer bons negócios com os fornecedores é essencial.
A relação deve ser de muita parceria e proximidade. Afinal, ambos se beneficiam dessa situação.
Isso pode trazer benefícios como maiores prazos, descontos ou até mesmo acordos de exclusividade com algumas marcas para obter melhores preços.
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Utilize um ERP para distribuidoras
Um sistema de gestão empresarial auxilia na agilidade e eficiência de todo o funcionamento do negócio e pode ser um importante diferencial ao montar uma distribuidora.
Principalmente se o software ERP for especializado nesse mercado de atuação.
Dessa forma, ele trará as funcionalidades necessárias para o crescimento do negócio, aumentando a produtividade da equipe e auxiliando nas melhores tomadas de decisão.
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