Saber como implementar a curva ABC no seu negócio pode ser a chave para o sucesso de suas estratégias. A curva ABC é uma ferramenta utilizada para entender melhor melhor a sua empresa, tomar decisões mais seguras e ágeis e estabelecer objetivos concretos.
Se você ainda não sabe como trabalhar com essa ferramenta, fique tranquilo. No início, ela pode parecer confusa, mas depois da explicação que vamos te dar hoje, você trabalhará com ela com os pés nas costas.
O que é a curva ABC?
A Curva ABC é uma análise que indica quais são os produtos ou serviços que representam a maior parcela dos lucros de uma empresa.
Através dela, é possível identificar quais são os itens que devem receber maior atenção, quais devem ser estudados cuidadosamente e quais podem ser trabalhados com menor preocupação.
Para saber mais, recomendamos que você veja este outro texto que fizemos sobre o assunto.
Passo a passo para implementar a solução de curva ABC no seu negócio
1. Tenha um bom software de gestão
É impossível implementar a curva ABC no seu negócio com eficácia sem um bom software de gestão que ofereça essa ferramenta. Você pode até tentar meios alternativos ou softwares genéricos, mas esses meios jamais terão a mesma precisão ou agilidade de um software feito com a ferramenta de curva ABC inclusa.
O RZ Business, por exemplo, é um software de gestão completo e que abriga inúmeras ferramentas administrativas e operacionais. Entre elas, a de curva ABC, personalizável para que você possa realizar vários tipos de análises da forma que preferir.
Depois de resolver essa etapa, você pode realmente começar a implementar a solução de curva ABC no seu negócio.
2. Analise os processos mais críticos
A curva ABC pode ser utilizada para analisar diversas operações e fatores, mas você deve sempre eleger os mais críticos para saírem na frente. Se você está com problemas de estoque, priorize os produtos. Se o problema é o desempenho dos vendedores, deixe a equipe de vendas na primeira posição.
Todos os demais fatores podem ser analisados depois de resolvida a situação mais crítica. Faça uma análise completa antes de seguir para a próxima.
3. Curva ABC de produtos
A análise de curva ABC de produtos serve para entender quais são os produtos que mais geram lucros para sua empresa. Ela divide os resultados da seguinte forma:
- A: produtos que mais dão lucro para a empresa. Geralmente 20% dos produtos;
- B: produtos que ainda dão lucro, porém, menos que os da categoria A. Geralmente 30% dos produtos;
- C: produtos que estão na menor faixa de lucro. Geralmente 50% dos produtos.
Com essa análise em mãos, fica fácil decidir quais produtos precisam de mais atenção e quais podem ser removidos do catálogo da empresa. Você encontrará produtos com uma margem de lucro tão baixa que sua comercialização não compensa o esforço.
Da mesma forma, ficará claro quais são os melhores produtos para fazer promoções, focar em campanhas de marketing e divulgar. Os produtos que mais dão lucro para a empresa serão a menor faixa, mas é esta faixa que deve receber os maiores esforços da sua equipe.
4. Curva ABC de serviços
Bastante semelhante à curva ABC de produtos, a análise de serviços te orienta sobre os serviços que mais fazem a diferença em sua empresa. Entretanto, a procura do serviço também deve ser levada em consideração.
Isso porque um serviço pode dar muito lucro, mas ter baixa procura. Portanto, acaba compensando investir em serviços que têm uma procura maior e uma margem de lucro não tão alta.
Ao passo que os produtos podem acabar passando do prazo de validade quando ficam parados no estoque, os serviços não possuem este problema. Isso te dá liberdade para trabalhar com eles da forma que achar melhor.
5. Curva ABC de categorias
As categorias são famílias de produtos que os agrupam por tipo. Por exemplo, em uma loja de maquiagem, batons são uma categoria e delineadores são outra. Dentro de cada categoria, há vários produtos.
Uma das formas de implementar a curva ABC no seu negócio é fazendo uma análise por categoria. Isso te dará uma concreta noção de quais categorias de produtos são mais aceitas pelos clientes, quais estão na média e quais ficam mais atrás.
Com isso, você consegue focar seus esforços em aumentar o leque de opções de determinada categoria a fim de melhorar seu desempenho, ou cortar produtos de uma categoria que não faz muito sucesso.
6. Curva ABC de vendedores
A análise de vendedores é mais uma forma de implementar a curva ABC em seu negócio. Com essa função, você consegue ver claramente quais vendedores possuem o melhor desempenho, quais podem ser aprimorados e quais precisam de atenção.
A tomada de decisão também fica facilitada e pode ser tão rápida quanto um clique no sistema. Os relatórios obtidos mostram resultados numéricos ou percentuais com alta precisão.
7. Estabeleça objetivos e metas
Uma vez feitas as análises com a curva ABC em seu negócio, você precisa estabelecer quais são seus objetivos diante dos resultados. Melhorar o desempenho de um vendedor, a aceitação de um serviço ou as vendas de um produto, entre outros.
Crie metas para acompanhar o desenvolvimento desses objetivos mais de perto. Os prazos também são importantes. Só assim você estará fazendo bom proveito ao implementar a solução de curva ABC no seu negócio.
8. Refaça as análises todos os meses
Além de acompanhar os indicadores e as métricas, é importante que você refaça as análises de curva ABC periodicamente para ter ciência dos avanços. Se perceber que algo não está dando certo, mude sua estratégia ou suas decisões.
Acompanhando essa análise todos os meses, você se mantém atualizado com a real situação da sua empresa, aplica as melhores estratégias e obtém os melhores resultados.
Viu como a curva ABC não é um bicho de sete cabeças? Se você ainda não tem um software de gestão que oferece essa ferramenta integrada, conheça o RZ Business e solicite uma demonstração gratuita que te mostrará tudo que ele é capaz de fazer pela sua empresa!