Você sabe o que é markup? Este conceito faz parte da gestão de toda e qualquer empresa que tem plena ciência sobre seus preços e lucros. A grande pergunta é: será que os preços dos seus produtos e serviços estão corretos?
Você acha que os preços estão cobrindo custos e despesas, tributos e, ainda, sobra uma margem de lucro para a empresa? Para que isso ocorra, é preciso entender um conceito que ajuda a definir o preço de venda: o markup.
Se você quer entender tudo sobre o markup e aprender a calcular o preço de venda de seus produtos e serviços corretamente, continue lendo este artigo!
Por que é tão importante estabelecer o preço corretamente?
Não importa qual seja seu ramo de atuação ou o que você oferece, o objetivo sempre será o mesmo: obter lucro. O lucro, por sua vez, só pode ser obtido após a empresa pagar todos os custos e despesas de sua operação. É por isso que a precificação é tão importante.
Mesmo isso sendo de conhecimento de muitos gestores, ainda é comum encontrar empresas onde há falta de planejamento e definição de estratégias. Enquanto, no mínimo, isso deixa de gerar lucro, os casos mais graves podem até dar prejuízo às contas do negócio.
Não basta simplesmente entender os gastos e definir uma margem de lucro em cima deles. Fatores como as necessidades do público, a percepção de valor que o cliente tem de seus produtos ou serviços e o volume de vendas devem ser levados em consideração.
Mas não é apenas para a saúde financeira da empresa que existe o planejamento financeiro com base no markup. O preço de venda também tem grande influência na decisão de compra do cliente, sendo um dos fatores decisivos para efetivar uma venda. Isso se intensifica conforme a competitividade do negócio, caso você tenha muitos concorrentes oferecendo outras opções com preços melhores.
Ao passo que os preços muito reduzidos podem ser um risco, já que acabam não cobrindo todos os custos e despesas envolvidos na oferta, é possível estabelecer preços mais altos se você tiver um diferencial competitivo a seu favor. Entretanto, este deve ser um valor agregado que realmente faça a diferença para que o cliente pague a mais por ele.
O que é markup e por que ele é importante?
Markup é um índice de cálculo utilizado para encontrar o preço ideal de venda de um produto ou serviço. Este índice é aplicado sempre sobre o custo dos produtos ou serviços oferecidos. Depois de identificado o custo unitário, soma-se uma margem de lucro, além das despesas, impostos e outros encargos que incidem sobre a venda.
Entretanto, o valor do markup não é fixo, sendo impossível determinar um índice que possa ser utilizado por todas as empresas. Ele varia de mercado para mercado, de empresa para empresa e, até mesmo, de produto para produto.
Para encontrar o markup é necessário relacionar as despesas fixas e variáveis, os custos operacional, impostos, encargos e outros gastos que a empresa tem com as atividades. É possível, inclusive, encontrar mais de um markup para o mesmo item, dependendo do lucro esperado.
O markup é um índice que ajuda a empresa a garantir que o preço de venda cubra todos os custos e despesas envolvidos em sua disponibilização, além de gerar uma margem de lucro satisfatória. Ele também tem o poder de dar segurança aos vendedores na hora de aplicar descontos nas vendas, sem afetar a lucratividade.
Quais são as variáveis que entram no cálculo do markup?
CMV
CMV significa Custo de Mercadoria Vendida. É o gasto que a empresa tem com uma mercadoria até que ela seja efetivamente vendida. Para encontrar este valor, é preciso identificar alguns outros fatores, como:
- Custo de aquisição;
- Descontos obtidos;
- Impostos recuperáveis;
- Impostos não recuperáveis;
- Fretes pagos;
- Seguros pagos;
- Entre outras despesas relacionadas à aquisição.
A fórmula para calcular o CMV é:
CMV = Custo de Aquisição – Descontos – Impostos Recuperáveis + Impostos Não Recuperáveis + Fretes + Seguros + Outras Despesas
Impostos
Além de saber o que é markup, você precisa saber qual é a alíquota que incide sobre o seu faturamento, pois este também é um fator determinante no cálculo. Para saber exatamente qual é este valor, consulte a área fiscal ou a contabilidade.
Comissões
São exatamente as comissões pagas aos vendedores por uma venda realizada. Nesta parte, não há segredos. A comissão também influi sobre o índice chamado de markup.
Custo fixo
O custo fixo engloba tudo o que não varia de acordo com o volume de vendas. Vendendo 1 ou vendendo 100 itens, este custo será o mesmo. São fatores como custos administrativos, aluguel do espaço, salários de funcionários, entre outros.
Lucro
O lucro é o valor que você quer ganhar a mais por cada venda, ou seja, o valor que sobra de cada venda depois de pagar todas as despesas e custos. Este valor é sempre apontado em porcentagem.
Como calcular o preço de venda com o markup?
Agora que você já entendeu o que é markup, vamos ao cálculo. O markup pode ser utilizado para definir preços de forma individual ou generalizada, a depender das necessidades e estratégias da empresa.
É possível utilizar o índice para itens de valor baixo, que oferecem menor faixa de lucro, mas têm um volume de vendas muito maior e, assim, aumentam a competitividade.
Também é possível atuar com índices maiores para produtos ou serviços mais caros, que têm menor saída, mas com uma margem de lucro acima da média. Mesmo assim, os clientes ainda continuarão comprando.
Para calcular o preço de venda com o markup, é preciso identificar as despesas fixas, variáveis e também o lucro pretendido. Então, usa-se a seguinte fórmula:
Markup = 100 / [100 – (Despesas Fixas + Despesas Variáveis + Lucro Pretendido)]
O resultado será aplicado sobre o CMV (Custo de Mercadoria Vendida), resultando no preço de venda ideal deste item.
Por exemplo, imagine os seguintes fatores de um item:
- Custo de aquisição: R$50,00
- Despesas fixas: 6%
- Despesas variáveis: 10%
- Lucro pretendido: 30%
Aplicando a fórmula, o cálculo fica da seguinte maneira:
Markup = 100 / [100 – (6 + 10 + 30)]
Markup = 100 / (100 – 46)
Markup = 100 / 54
Markup = 1,85
Agora, basta aplicar o índice markup sobre o custo de aquisição:
Preço de Venda = 50 x 1,85
Preço de Venda = 92,50
O preço de venda ideal deste item é de R$92,50. Este preço dará uma margem de lucro de 30%, além de pagar por todas as despesas e custos que sua empresa gerou para produzir o item.
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