Empreendedores de todos os ramos enfrentam um grande desafio em comum: a gestão de custos. Nem sempre o aumento nas vendas reflete uma maior lucratividade, já que é necessário saber exatamente quanto se gasta para obter os verdadeiros resultados.
Por isso, a gestão de custos é extremamente importante em toda e qualquer empresa. Com uma gestão de custos eficiente é possível identificar oportunidades de investimento, aumentar a margem de lucro, tomar decisões estratégicas conscientemente e obter mais segurança no desempenho de sua empresa.
Manter a gestão de custos em dia é essencial para a manutenção da saúde organizacional da empresa. Quando essa gestão não é feita da forma correta, pode acarretar em queda de produtividade e de faturamento, pois influencia diretamente nos resultados.
Para que você não passe por este problema, é importante saber mais sobre a gestão de custos, seus objetivos e seus benefícios.
O que é a gestão de custos?
Gestão de custos é o gerenciamento de todo o custo que sua empresa tem, incluindo custos operacionais, custos com matéria-prima, mão-de-obra, infraestrutura, entre outros. Por meio da gestão de custos, você entende exatamente quanto sua empresa gasta.
Isso te ajuda a estabelecer melhores preços, tomar decisões e prever melhor o orçamento. Como resultado, sua margem de lucro fica mais adequada, você corta gastos desnecessários e diminui outros que podem ser melhor administrados.
Para que uma empresa cresça, ela deve, obrigatoriamente, saber o quanto gasta. É preciso entender os investimentos que já foram feitos, bem como saber quanto ainda se pode investir em determinadas áreas.
Sem a gestão de custos, torna-se impossível determinar a margem de lucro. Sem saber sua margem de lucro, não adianta aumentar as vendas. Para aumentar as vendas é preciso fazer investimentos. Se você não souber quanto está custando esse investimento, pode acabar tendo prejuízo.
Entretanto, não basta fazer o básico para gerir os custos. Uma gestão de custos incorreta pode ser ainda pior, interferindo diretamente nos resultados, no faturamento e na produtividade. Certifique-se de que a gestão de custos está sendo realizada com assertividade e seriedade.
Quais os objetivos da gestão de custos?
A gestão de custos tem diversos objetivos, todos visando o desenvolvimento, otimização e crescimento da empresa. Vamos abordar os principais objetivos a seguir.
1 – Rendimento e desempenho
Através da gestão de custos é possível obter informações sobre o rendimento e o desempenho das atividades da empresa. O gestor consegue saber se uma atividade está sendo benéfica, se ela está compensando o investimento necessário para sua execução e também a margem de lucro que esta atividade traz à empresa.
2 – Controle e planejamento
Outro objetivo da gestão de custos é auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações. Sabendo quanto se gasta para realizar cada tarefa, fica mais fácil determinar o que será feito e quando, além de quanto investimento pode ser utilizado.
3 – Tomada de decisões
A gestão de custos ainda é capaz de fornecer informações que possam subsidiar a tomada de decisões. Baseando-se nos custos, o gestor entende as reais necessidades da empresa e tem maior segurança para tomar as decisões mais difíceis. Afinal, uma decisão tomada com base em fatos sólidos é uma decisão correta.
Quais os benefícios da gestão de custos?
Uma vez que a empresa passa a efetuar a correta gestão de custos, isso se reflete no negócio como um todo. É possível observar um crescimento e desenvolvimento exponencial. Veja a seguir os principais benefícios da gestão de custos.
1 – Diminuição de riscos
Fazer investimento sem conhecer a real situação da empresa é um tiro no escuro. Por isso, a gestão de custos diminui os riscos do negócio, mantendo os gestores sempre cientes do que está acontecendo ao seu redor. Conhecer o próprio negócio é essencial para ter mais sucesso e assertividade.
2 – Precificação e competitividade
A gestão de custos permite entender quais produtos e serviços demandam maior ou menor investimento. Assim, você é capaz de estabelecer melhores preços, de acordo com o valor agregado de cada operação. Isso te possibilita criar estratégias de competitividade, sabendo qual produto pode ser vendido com uma margem de lucro maior e o que pode ser vendido com uma margem menor, em maior quantidade.
3 – Redução de gastos
Fazer a gestão de custos é entender onde seu investimento está sendo mais requisitado. Nem sempre uma empresa é capaz de saber com exatidão onde está gastando, mas a partir da gestão de custos, você estará ciente de cada centavo que sai da conta da empresa. Dessa forma, torna-se possível cortar gastos e reduzir o que é necessário, sem interferir na qualidade dos produtos ou serviços que oferece.
4 – Aumento da lucratividade
Quando uma empresa começa a fazer corretamente a gestão de custos, naturalmente encontra diversos problemas que não conhecia. Um deles é a margem de lucro. Você pode se surpreender ao descobrir que algo que achava que estava dando lucro, na verdade dá prejuízo, ao passo que um produto ou serviço pode ter sua lucratividade muito abaixo de seu verdadeiro potencial.
Com a correta gestão de custos, você explora melhor a margem de lucro, ajustando os preços e os investimentos para maximizar a porcentagem de lucro total e também da lucratividade por operação.
5 – Aumento da qualidade
Consequentemente, tudo o que sua empresa fizer passará, antes, por uma análise de custos. A partir daí, você conseguirá determinar as melhores formas de obter resultados com seus investimentos.
A qualidade de produtos e serviços sofre um reflexo direto da aplicação de uma gestão de custos eficiente. Em outras palavras, se você souber onde investir, poderá investir com mais qualidade, assertividade e segurança.
Toda a empresa ganha com a gestão de custos e os resultados não mentem. Mas, lembre-se: para a correta gestão de custos é necessário ter controle, equilíbrio e uma coleta de dados assertiva e rigorosa.
Se você conseguir fazer uma boa gestão de custos, verá sua empresa crescendo mais rápido e com mais força.
Assine nossa newsletter para receber outros conteúdos como este, importantes para ajudar na gestão da sua empresa.