Microgerenciamento é um estilo de gestão em que o líder é centralizador. Ele controla todas as atividades dos seus subordinados de forma excessiva. Não dá espaço para o contraditório e impede a criatividade. São obcecados por detalhes, não conseguem delegar e muito menos confiar em sua equipe. Os chamados “microgerenciadores” também têm dificuldades em trabalhar com seus pares e causam grande insatisfação nos colaboradores comprometendo a produtividade.
Ao longo do texto, vamos te mostrar quais são os riscos do microgerenciamento para o seu negócio. Acompanhe!
O que é microgerenciamento?
O microgerenciamento é a ação de controle às tarefas em seus mínimos detalhes, o que pode atrasar muitos projetos no ambiente de trabalho.
Além disso, essa prática ignora as estratégias e políticas da empresa, pois as decisões ficam presas em questões de menor importância que poderiam ser resolvidas sem a interferência do gestor.
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Como se comportam os microgerenciadores?
Os microgerenciadores são incapazes de escutar a equipe, não gostam de receber feedback e se negam a fazer qualquer alteração sugerida por seus subordinados. Muitas vezes não têm empatia, são autoritários, não mudam seu posicionamento, não conseguem coordenar a equipe. Se apegam nos mínimos detalhes dificultando tarefas simples do dia a dia e prolongando um processo que seria de fácil solução. Eles dificultam o trabalho do cotidiano, o que custa dinheiro à empresa, visto que a produtividade diminui.
Quando a empresa tolera o microgerenciador ela corre o risco de fracassar, pois além da baixa produtividade há grande rotatividade de colaboradores e fica impossível a retenção de talentos.
O sistema de microgerente é paternalista e o profissional não consegue delegar, centralizando todas as tarefas em si. Como não há confiança no trabalho dos subordinados, o sistema de microgerenciamento acaba por gerar muitos conflitos por conta do monitoramento constante e a grande pressão exercida sobre a equipe.
Por isso, as pessoas se sentem menosprezadas, sem opções para realizar as atividades e se tornam improdutivas, muitas vezes temendo o seu superior.
Os gerentes que escolhem essa forma de gestão o fazem por inabilidade de liderar pessoas e têm dificuldades em atingir as metas da empresa.
Mesmo as corporações atuais que desaprovam essa prática de gestão acabam sendo negligentes com esse tipo de gerência e não tomam atitude para coibir essa conduta.
20 atitudes de um microgerenciador
Algumas atitudes são comuns em todo microgerenciador e é fácil identificá-lo:
- Falta de confiança em si.
- Centralizador.
- Não permite conversas paralelas entre os colaboradores.
- Fiscaliza todas as tarefas.
- Todas as atividades precisam de autorização.
- Quer ser avisado de tudo, mesmo nos processos de rotina.
- Não aceita ideias de outras pessoas.
- Pede para ser copiado em todos os e-mails.
- Colaboradores não podem participar de outros projetos sem autorização.
- Não sabe delegar.
- Foca nos detalhes de forma compulsiva.
- Erros são considerados grandes problemas.
- Pede relatórios a todo momento.
- Julga o resultado da equipe como insatisfatório.
- Não confia nos subordinados.
- Quer que toda movimentação do funcionário seja comunicada, inclusive idas ao banheiro e horários para lanches e almoço.
- Pede para os colaboradores registrarem tudo e o tempo todo.
- Oferece recompensas para colegas monitorarem seus pares.
- Questiona em detalhes todo o trabalho produzido e não ajuda em soluções.
- Monitora cada movimento dos funcionários e usa as informações para fazer cobranças.
Consequências do microgerenciamento para as empresas:
- Ambiente estressante.
- Rotatividade na equipe.
- Funcionários desmotivados.
- Aumento de problemas de saúde na equipe.
- Equipe sem criatividade.
- Não permite que os funcionários sejam proativos.
- Desencoraja o pensamento crítico.
- Sabota o sucesso da empresa por falta de cooperação e confiança.
- Faz com que a inovação seja adiada.
- Causa deficiência na comunicação de toda a organização.
Como evitar o microgerenciamento na sua empresa?
Valorize a troca de opiniões
Crie um ambiente transparente onde todos podem opinar, mas deixe claro quem dá a palavra final. Recompense as boas ideias independentemente do cargo do colaborador. Assim, todos vão ser incentivados a contribuir com a empresa de forma positiva.
Incentive o trabalho em equipe
O líder precisa incentivar a equipe a vencer seus desafios diariamente, mas, para isso, cabe ao gestor dar todo o apoio e indicar o melhor caminho para se alcançar o sucesso.
Reconheça os avanços da equipe
Para que a equipe tenha o reconhecimento sobre suas conquistas é muito importante planejar feedbacks positivos com frequência. Aproveite esses momentos para reconhecer os talentos individuais, elogiando os pontos fortes e os avanços do trabalho realizado.
Encoraje a criatividade e a inovação
Incentive o espírito empreendedor e premie soluções inovadores para os velhos problemas da empresa. Crie um clima propício para novas ideias, assim você vai fazer com que todos os colaboradores estejam envolvidos para o crescimento da corporação.
Confie na sua equipe
Crie condições para que sua equipe tenha autonomia. Confiança e liberdade podem ser a chave do sucesso para um trabalho bem feito. Incentive seus colaboradores a serem proativos e avançarem em suas carreiras.
Treine sua equipe
Ensine técnicas de autogestão: como gerenciar o tempo, ter foco para atingir metas, melhorar a comunicação e desenvolver a capacidade de tomar decisões. Faça reuniões periódicas para monitorar as conquistas e ajudar a resolver problemas.
Desenvolva a cultura da confiança
Confie no trabalho da equipe, desenvolva a cultura de confiança, atue como um facilitador, ajude a responder perguntas e acompanhe o trabalho sem cobranças.
Adote ferramentas de otimização
Existem no mercado algumas ferramentas que auxiliam no gerenciamento da equipe. Elas ajudam a coordenar compromissos e a melhorar a organização do tempo. Com softwares é possível acompanhar o andamento do trabalho e definir metas. Procure dar feedbacks sobre o desempenho regularmente.
Capriche na boa comunicação
Como é a comunicação no trabalho? As equipes se conversam ou cada um faz a sua atividade e não há trocas de experiência?
Para melhorar a comunicação e o diálogo transparente e direto, é necessário ter canais de comunicação promovendo a troca de experiências entre os colaboradores.
Para que sua empresa consiga evitar a microgestão, é preciso estar atento às atitudes dos gestores, ter uma comunicação aberta e transparente, promover a autogestão, criar um clima participativo e que promova a criatividade.
Identificar líderes autoritários é muito importante para ter sucesso na sua empresa. Portanto é papel da alta gestão estar alinhado às práticas modernas e desenvolver lideranças que possam ser inspiradoras para suas equipes e, assim, aumentar a rentabilidade da empresa.
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