Os nichos de mercado são um bom caminho para empregar seus esforços. Eles são uma maneira de ampliar as suas vendas, sem precisar fugir do seu planejamento de negócio. Por isso, é importante ter em mente algumas definições e entendimentos sobre o assunto. Acompanhe conosco!
Todo empresário sabe que traçar o seu público-alvo é uma etapa que necessita de muito estudo, pois elaborar estratégias de marketing (em todos os ramos) bem fundamentadas, é essencial.
E é especialmente nessa etapa que entra o conceito de “nichos”. Entenda mais!
O que é nicho de mercado?
É aquela necessidade ou interesse particular pouco explorada de um público-alvo, mas que pode se tratar de uma oportunidade concreta de negócio.
Mas, antes de seguirmos, é necessário distinguir nicho de mercado de outro conceito bem similar: o segmento.
O segmento é basicamente a fatia do mercado que você escolheu trabalhar. Se você vende soluções tecnológicas para o varejo, por exemplo, um dos seus segmentos poderiam ser os supermercados.
Já os nichos são aquelas fatias menores do segmento que normalmente são esquecidas durante a elaboração de uma estratégia comercial.
Tomando o exemplo que colocamos acima, na prática, aconteceria o seguinte: você traçou uma venda para estabelecimentos de grande porte em sua cidade, mas percebeu, durante sua captação de clientes, que mercadinhos de bairro administrados por mulheres também precisam do seu produto.
E, nesse caso, a possibilidade de estender a distribuição para pequenos comércios (farmácias, padarias, armazéns de construção, etc.) com ticket médio e características semelhantes é real.
Veja que o nível de especificidade é o diferencial para se obter êxito nesse novo olhar estratégico que você pode inserir em seu negócio.
Conheça a seguir outros motivos pelos quais esse tipo de investimento é tão atrativo.
Por que atuar com nichos de mercado?
Ora, eles são uma parte significativa de clientes que estão carentes do tipo de solução que você vende! São compradores em potencial que pagam o valor normal dos seus serviços.
Apostar no nicho de mercado é também um recurso para especializar sua atuação. Sua marca ficará conhecida pela expertise em apresentar soluções para esse público específico que você identificou como possibilidade de negócio.
Além disso, tem alguns outros benefícios, tais como:
- Aprimoramento das suas estratégias de marketing – você poderá pensar, entre outras coisas, conteúdos que agradem sua persona específica, o que aumenta as chances de engajamento nas redes sociais, por exemplo.
- Poucos concorrentes – muitos podem não perceber o potencial do nicho que você começou a investir, então há um caminho mais livre para aumentar o seu faturamento.
- Ditar preços – sem uma concorrência forte é possível estabelecer os preços – justos, é claro – para a categoria do seu nicho.
- Precisão no investimento – os valores que você gastará em propagandas serão especificamente para um determinado público; não há necessidade de campanhas generalistas que têm difícil rastreamento do retorno.
Como investir em nichos de mercado?
Montamos um passo a passo que te auxiliará no investimento nesse tipo de estratégia, confira.
1° Passo – Entenda e defina quem são os seus consumidores
Conhecer seu mercado a fundo é fundamental para obter sucesso em qualquer estratégia. Se você procura investir em um nicho de mercado, mas não tem muitas informações, você terá sérios problemas e comprometerá o negócio sem ao menos começar.
Então, antes de tudo, é preciso familiaridade com a fatia do segmento para a qual pretende oferecer suas soluções. Uma boa sugestão é conversar com os seus clientes finais para entender quem eles são. Dessa forma, você entregará o que o seu consumidor realmente precisa.
2° Passo – Pesquise sobre o nicho
Delimitar o seu nicho de mercado a partir de pesquisas é uma etapa muito importante. A partir de um levantamento virtual, por exemplo, você saberá se os estabelecimentos da área que pretende atuar realmente necessitam do seu produto.
Isso vai lhe ajudar a ter certeza que sua estratégia para o nicho vai funcionar.
3° Passo – Amplie seus conhecimentos na área
Mesmo conhecendo o nicho de mercado que vai trabalhar, nunca é demais incrementar os seus dados. Estude ou se atualize sobre novos termos usados pelo público. Lembre-se que a conversa terá de ser sempre específica para conseguir vender.
4 ° Passo – Avalie a demanda
Você identificou que em determinada região existe a necessidade do seu produto, porém, será que os estabelecimentos desejam essa novidade? Podemos ter ideias inovadoras, mas se elas não se encaixam na rotina de nossos clientes, são, infelizmente, uma perda de tempo.
Se houver esse tipo de entrave, sua jornada será maior, e talvez você precise escolher uma outra cidade ou até mesmo um nicho de mercado diferente para continuar.
5° Passo – Confronte a atuação da concorrência
É um tanto óbvio, mas não atue numa região que muitos de seus concorrentes estão. Somente usar o diferencial do seu produto não será suficiente para atrair novos clientes. O ideal para trabalhar o nicho de mercado é em um cenário de poucas disputas.
Assim, esses são os passos que te ajudarão a obter sucesso em sua empreitada com os nichos de mercado.
Uma outra dica é que você pode, ainda, criar um time específico com seus colaboradores para a definição dessa estratégia. Assim, eles trabalharão ainda mais focados nessa meta.
Bons negócios! E, se você gostou do post, aproveite e siga a Razem no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube para mais dicas valiosas para o seu negócio!