Apesar de sempre haver tendências para o futuro do varejo, muitas empresas ainda não estão preparadas para entendê-las e desenvolvê-las.
Se a sua empresa ainda não conseguiu acompanhar as maiores tendências para o futuro do varejo, ainda há tempo para adequar-se às novidades. Vamos juntos aprender mais sobre isso? Continue a leitura e aproveite as nossas dicas.
5 tendências para o futuro do varejo
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Sites responsivos e aplicativos
Vamos considerar que o seu negócio já possua um site. Hoje, mais do que nunca, é necessário que o seu site seja responsivo, isto é, se adapte a diversos tipos de dispositivos.
É importante, também, que ele tenha uma versão mobile com um layout adequado. Com um design apropriado, seu cliente terá facilidade em saber os preços, verificar as fotos dos produtos e em efetuar um cadastro. Isso tudo leva-o a finalizar o pedido. Se a versão mobile do seu site está desatualizada, esse é o momento de deixá-la impecável.
Uma outra estratégia interessante são os aplicativos. Comprar o produto por apps e retirar na loja tem sido uma das melhores opções para o cliente. Além disso, nesta plataforma há mais possibilidade de uso de cupons de desconto, que têm grande poder de atração.
Fica mais fácil também para os clientes verificarem produtos no Facebook ou Instagram, por exemplo, e serem redirecionados das redes sociais diretamente para o app. Todos esses fatores tornam o aplicativo mais do que uma tendência, mas uma estratégia para o varejo.
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Chatbots
Se sua empresa já possui um site e/ou um aplicativo, no futuro do varejo, será muito importante dar a devida atenção à comunicação e ao suporte dos seus clientes dentro destas plataformas. Os chatbots, “robôs” que simulam uma conversa humana em chats online, são programados com um fluxo conversacional que auxilia a jornada do usuário. Eles podem gerar leads, vendas e, ainda, a fidelização do cliente.
Como isso acontece? Os chatbots podem ser utilizados com AI (Inteligência Artificial), o que garante que eles aprendam com o decorrer dos atendimentos a responder a perguntas que não foram programadas.
O seu chatbot também pode ser programado por regras, que criam um fluxo conversacional que leva em consideração apenas perguntas e respostas programadas, sem aprendizado de novas questões.
De todo modo, são uma grande tendência e uma ferramenta que pode fortalecer o seu negócio. Os chatbots também possuem integração com o Messenger, WhatsApp, sites, aplicativos, lojas online entre outros, o que os torna ainda mais viáveis.
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Omnichannel
O omnichannel é a forma de unir o mundo online e o offline. Um ótimo exemplo está na troca de algum produto: boa parte das lojas varejistas já conseguem efetuar a troca de algo que foi comprado online na loja física. É crucial que haja essa integração para tornar a experiência do cliente cada vez mais satisfatória.
Inclusive, algumas lojas já possuem a possibilidade de comprar online e retirar na loja física mais próxima da residência do cliente. É com certeza parte do futuro do varejo.
Com as circunstâncias que enfrentamos devido à pandemia do coronavírus, muitos consumidores terão como preferência a compra online, a fim de evitar aglomerações.
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Customer Experience
O customer experience é uma estratégia pensada exclusivamente para proporcionar a melhor experiência para o seu cliente.
Uma das maiores tendências para o futuro do varejo é tornar a sua marca mais próxima do cliente, ou seja, sempre ouvir o que o cliente quer dizer e demonstrar interesse na opinião dele em todas as etapas da jornada do consumidor, a fim de criar laços emocionais.
Um cliente satisfeito é o seu cartão de visita, procure mantê-lo atendido da melhor maneira possível. Para isso, utilize as redes sociais, os chatbots mencionados anteriormente, os sites e aplicativos, e claro, mantenha a sua equipe treinada.
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A nova era das lojas físicas
De fato, há muitas especulações sobre qual será o futuro do varejo depois de todo o processo que estamos vivendo em 2020 com a pandemia do coronavírus. De repente irá se instalar uma nova era no varejo? Lojas mais funcionais, com menos filas, pagamentos mais ágeis e atendimento diferenciado?
Além da evidente transformação digital, a dica final e a maior tendência para o futuro é que a preocupação com o bem-estar dos funcionários e clientes será notada e as empresas que apresentarem inovações para driblar a situação atual do país irão se destacar. Pense nisso!
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