Para entender o que é CRM e como ele influencia a sua empresa, você precisa ter ciência sobre uma verdade quase absoluta: é quase impossível que uma venda se concretize logo no primeiro contato com o seu cliente.
Dito isso, existem estratégias e soluções tecnológicas que focam no desenvolvimento do relacionamento com o cliente, trazendo-o para mais perto e entendendo suas necessidades para, então, entrar na negociação.
Uma dessas ferramentas é o software de CRM. Hoje, você vai entender o que é o software de CRM e como ele funciona, além dos benefícios que traz para sua empresa.
O que é o software de CRM?
CRM significa Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente, é um software desenvolvido para permitir a gestão do relacionamento entre cliente e empresa.
Com este sistema, você consegue entender melhor o seu cliente, acompanhar seu comportamento, otimizar estratégias e realizar negociações mais efetivas. Veja o que o software de CRM é capaz de fazer.
Cadastro de clientes
A função mais básica do software de CRM é o cadastro de clientes. Este cadastro pode ser feito manualmente ou de forma automática, integrada com outras plataformas, como um site, por exemplo.
O cadastro serve como base para todos os outros processos. É por meio dele que você acompanhará toda a jornada de compra do cliente, desde a prospecção até o pós-venda. Com um cadastro completo, trazendo informações relevantes, fica mais fácil administrar o relacionamento com o cliente.
Comunicação direta com outros canais
É importante que o software de CRM seja capaz de se comunicar diretamente com outros canais de relacionamento, atendimento e gestão. Isso inclui, por exemplo, o site da empresa, as mídias sociais, uma loja virtual, e-mails, centrais de atendimento, entre outros.
Quanto mais centralizada for a comunicação entre todas as soluções e o CRM, melhores serão os dados que você obterá sobre seu cliente. Todo o comportamento dele pode ser acompanhado pelo software.
Acompanhamento de negociações e prioridades
Normalmente, uma empresa possui inúmeros clientes. Com o crescimento, a tendência é que a quantidade de informação aumente cada vez mais, até que fica impossível acompanhar tudo sem um bom software de CRM.
Uma das funções deste tipo de sistema é o acompanhamento das negociações em andamento. De acordo com a etapa da negociação e a criticidade, são estabelecidas prioridades para cada cliente.
Assim, você consegue determinar ações e tomar decisões para agir de forma benéfica na negociação, sem deixar o cliente esquecido durante muito tempo.
Histórico de negociações e gestão de relacionamento
O software de CRM guarda informações sobre todas as negociações passadas de cada cliente, permitindo que você analise seu comportamento de compra e faça a gestão do relacionamento.
Dessa forma, você não corre o risco de fazer uma oferta, promoção ou divulgação desinteressante àquele cliente. Ao invés disso, todas as informações estarão à mão, para que você crie campanhas irresistíveis e oportunidades irrecusáveis.
Quais os benefícios do software de CRM para minha empresa?
Agora, você já entendeu melhor o que é o software de CRM. Está na hora de conhecer os benefícios que sua empresa ganha ao fazer uso dele.
1. Agilidade no atendimento
Seja presencialmente, por telefone ou online, o atendimento ao cliente se torna mais ágil. Todas as informações sobre ele estarão disponíveis em um único lugar com acesso imediato.
O tempo que o cliente espera por uma respostas é crucial em uma negociação. Cada segundo conta, e pode ser a diferença entre efetivar ou não uma venda.
2. Visão ampla do negócio
É difícil gerenciar todas as áreas de uma empresa sem um sistema centralizado. Um dos benefícios que o software de CRM traz para sua empresa é a possibilidade de ter uma visão 360° da empresa.
Como os dados ficam centralizados, é fácil acompanhar uma negociação ao mesmo tempo em que você verifica a disponibilidade de estoque, ou administra as campanhas de marketing para aquele cliente em específico.
3. Desenvolvimento de estratégias mais sólidas
Nada como conhecer bem o seu cliente para saber exatamente como proceder em cada situação. As estratégias de marketing, de negociação e de gestão se beneficiam grandemente de um software de CRM.
Com informações precisas sobre o comportamento dos clientes, é possível criar campanhas atrativas, desenvolver planos de negociação para qualquer possível objeção, além de administrar a empresa com foco em melhorar o relacionamento com o cliente.
4. Otimização do planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um estudo que aponta onde a empresa está e onde ela quer chegar, baseando-se nos recursos disponíveis, com ou sem prazo definido. Esse planejamento pode ser otimizado uma vez que você entenda muito melhor quem é e como pensa o seu cliente.
Um software de CRM consegue agregar informações que você demoraria anos para reunir manualmente. Com isso, torna-se possível otimizar e adequar o planejamento estratégico para explorar ao máximo o potencial da sua marca, dos produtos e serviços e dos colaboradores.
5. Aumento nas vendas
Se você leu até aqui, já deve ter percebido que todos esses fatores levam a um forte aumento nas vendas e, consequentemente, nos lucros. Todas as estratégias, ferramentas e possibilidades que um software de CRM proporciona culminam no impulso do resultado das vendas.
Alavancar as vendas não é, necessariamente, um objetivo, mas sim uma consequência da utilização desta poderosa ferramenta.
6. Fortalecimento da marca
Uma vez que a empresa esteja se relacionando com o cliente de forma mais satisfatória e frutífera, a relevância da marca começa a aumentar no mercado. Mais pessoas começam a ouvir falar no nome da empresa, encontram as publicidades na internet ou acabam conhecendo os produtos e/ou serviços.
Conforme a empresa se torna mais conhecida e relevante, mais pessoas passam a enxergá-la como confiável, fazendo com que as intenções de compra disparem. A partir daí, você já tem todas as ferramentas em suas mãos para criar um excelente relacionamento com os novos clientes.
Se você ainda não tem um software de CRM, conheça o RZ Business. Oferecendo todos os benefícios descritos acima, ele ainda conta com funcionalidades como:
- Agenda com alertas automáticos de e-mails;
- Acesso rápido e fácil às informações do cliente;
- Previsão de fechamento;
- Fases de venda definidas;
- Entre outros.
O RZ Business é um software de gestão completo para otimizar e automatizar diversos processos em sua empresa. Além do módulo de CRM, ele ainda traz ferramentas para controle de estoque, contabilidade, gestão financeira, vendas, gestão de frotas e muito mais.
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