A proposta da sustentabilidade no varejo poderia ser resumida em uma frase: “pensar no bem-estar de todos que estão ao redor”. Pode parecer até um pouco utópico, mas é a postura que os clientes atualmente buscam em seus fornecedores de produtos e serviços.
Com cada vez mais pessoas veganas, vegetarianas ou preocupadas com causas ambientalistas no geral, por exemplo, é fato que o consumidor das próximas décadas terá preferência por marcas que se envolvam em causas de conservação do meio ambiente. Farão questão de exigências assim para fechar uma compra.
Além disso, não bastará vender itens de qualidade, será necessário demonstrar empatia e zelo pela na relação com as pessoas.
E é nesse contexto que encontramos o conceito de sustentabilidade, uma grande tendência para as lojas varejistas nos dias atuais. Continue lendo e saiba mais sobre isso!
O que é a sustentabilidade no varejo?
A sustentabilidade no varejo é o conjunto de boas práticas, aplicadas de acordo com o planejamento estratégico do negócio, que visam apresentar ao público a preocupação com assuntos pertinentes à sociedade, à saúde e ao meio-ambiente.
Trata-se de uma adequação do termo sustentável às práticas varejistas. E isso faz todo sentido quando analisamos o perfil dos novos consumidores.
Atualmente, percebemos que as pessoas, de maneira geral, se envolvem em causas sociais com mais afinco que outrora.
Assim, iniciativas colaborativas para promover projetos, espaços compartilhados de trabalho, consumo consciente… São indícios dessas mudanças que estimulam o comércio a procurar caminhos que se adequem a tais perspectivas.
E muitas medidas orientadas pela sustentabilidade no varejo são fáceis de entender e de pôr em prática! Confira algumas a seguir.
5 medidas para aplicar a sustentabilidade no varejo
Conheça alguns exemplos básicos de como se enquadrar nesse panorama que já vivemos e vivenciar de fato práticas de sustentabilidade para o varejo.
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Utilização de sacolas plásticas
As sacolas de plástico são símbolo do consumo desenfreado, e seu descarte irregular pode causar danos irreparáveis à natureza, pois elas demoram séculos para se decompor.
Dessa forma, os estabelecimentos podem adotar soluções que impactem menos no meio ambiente. Usar caixas de papelão ou sacolas fabricadas de materiais biodegradáveis e até reaproveitáveis são as opções mais comuns hoje em dia e são apreciadas pelos consumidores!
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Energia renovável
Manter ambientes iluminados usando lâmpadas econômicas, ou investir em placas de energia solar, são medidas que auxiliam o meio-ambiente e até mesmo o caixa da empresa.
São soluções sustentáveis e que reduzem o consumo de energia elétrica, o que incide diretamente no valor da conta de luz.
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Uso excessivo do papel
O papel é outro vilão a ser combatido pelas práticas de sustentabilidade no varejo. E evitar o seu uso não é coisa de outro mundo.
A emissão da nota fiscal, por exemplo, não precisa ser física. Hoje muitos programas conseguem enviar o documento direto para o e-mail do cliente.
Máquinas de cartão de crédito enviam SMS comprovando a transação realizada. Soluções simples, que podem ser oferecidas na frente de caixa.
No escritório é importante que você pense em reduzir o uso de documentos impressos. Passe a usar planilhas online, por exemplo. Você pode até mesmo procurar sites ou serviços de assinatura de contratos eletronicamente, para que não precise imprimi-los todas as vezes.
Atitudes como essas também podem te ajudar a economizar bastante com tinta de impressão e papel, então aplique-as também no seu departamento financeiro e jurídico!
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Descarte de mercadorias
Frutas e verduras que ainda podem ser aproveitadas não precisam ser descartadas no lixo, por exemplo. Uma boa prática é utilizar esses alimentos para projeto sociais. Inclusive, há uma lei recente, que incentiva os estabelecimentos varejistas, especialmente do setor alimentício, a doarem.
Ações dessa natureza são muito bem-vindas pela opinião pública. Além do fato de, assim, você não contribuir com as estáticas de desperdícios de comidas (que chegam a ser de bilhões de toneladas por ano).
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Atendimento menos robótico
Aqui estendemos a concepção de sustentabilidade no varejo para a relação do próprio cliente com o estabelecimento. Essa tendência pede que o atendimento seja mais humano, menos preocupado em convencimentos agressivos para fechar a venda.
O que se espera é um tratamento ágil e transparente. É preciso oferecer uma boa experiência ao cliente, seja na loja física ou virtual. Por isso, treine bem os seus atendentes para isso!
Por que se preocupar com a sustentabilidade no varejo?
A partir das situações citadas acima, percebemos que o varejo já passa por transformações profundas em sua estrutura.
E empresas que desejam se manter competitivas precisam abraçar esses ideais. Fica cada vez mais difícil se desenvolver ignorando tais orientações.
É necessário avaliar o que pode ser feito hoje em seu comércio para se enquadrar nesse contexto e, logo, começar a mudar.
Além disso, você também viu que algumas dessas medidas significam economia. O gasto com papel, por exemplo, é assustador quando você confere no fim do mês; e criar uma política interna para evitar impressões pode ser ótimo para sua empresa.
Portanto, a tendência da sustentabilidade no varejo veio para ficar. E, não se preocupe, ela traz muito mais benefícios do que aborrecimentos para seu negócio. Não é apenas a reputação da sua loja com os clientes que pode melhorar, mas os gastos e a consciência humana e ambiental de seus colaboradores como um todo também! Lembre-se disso.
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