A tomada de decisão é uma parte essencial do dia a dia de todo gestor. Qual é o momento ideal para investir na contratação de novos funcionários? Hoje é o dia certo para repor o estoque? Conflitos como esses estão constantemente presentes no cotidiano.
Então, como aprimorar a tomada de decisão, seja em pequenos, médios ou grandes negócios? Como poder escolher da melhor forma, para que suas decisões sejam sempre assertivas?
Primeiro, precisamos entender e contextualizar um pouco mais sobre esse assunto. Vamos lá!
Como entender a tomada de decisões em uma empresa?
Antes de pensarmos em aprimorar a tomada de decisão, primeiro é preciso entender algumas coisas.
Primeiramente, promover processos velozes e eficazes sem comprometer o resultado do trabalho é o desafio que muitos empresários e gestores vivenciam todos os dias. Isso torna o caminho para uma tomada de decisão estratégica ainda mais sinuoso, pois a rapidez de certa forma aleatória pode ser a maior responsável por erros (seus ou da sua equipe).
No entanto, respostas ágeis são necessárias e indispensáveis para manter o negócio competitivo em meio a tantos avanços, tecnológicos e/ou técnicos. Como proceder, então?
Podemos categorizar as tomadas de decisões da seguinte forma:
Intuitivas – surgem a partir de nossas sensações sobre determinado contexto.
A partir de valores – baseiam-se em nossas experiências, valores e virtudes desenvolvidos ao longo da vida profissional e pessoal.
Colaborativas – resulta da união de várias pessoas. Surgem após reuniões, por exemplo.
Racionais – simples e fundamentadas apenas pelo que pode ser comprovado.
Especializadas – vêm da palavra de um consultor ou profissional gabaritado em determina questão. Depois que ele é ouvido, é decidido o que fazer.
A partir disso, uma orientação interessante é sempre escolher a modalidade longe das decisões unilaterais. As determinações que guiam o futuro do negócio são avaliadas por mais de um indivíduo, as decisões colaborativas são bem-vindas sempre.
Vale mencionar também que a boa prática atualmente orienta que a tomada de decisão seja orientada pelo conhecimento do problema, levantamento de todos os dados, planejamento de uma ação e monitoramento o que foi feito.
No quesito processamento e coleta de informações, softwares ERP fazem toda diferença. Tudo é compilado em relatórios práticos, o que facilita a leitura do que está acontecendo na empresa. Conheça outras dicas para aprimorar a sua tomada de decisão abaixo.
Dicas para acertar na tomada de decisão
Veja algumas práticas úteis que ajudarão na sua tomada de decisão corporativa.
- Estabeleça metas de longo prazo, elas servirão para mostrar se suas medidas e decisões estão de fato alinhadas aos processos de organização da empresa.
- Não tome atitudes no calor da emoção. Dispensar um funcionário durante um momento de raiva é um erro grave. Respire fundo sempre, e só tome decisões assim após avaliar todo contexto.
- Empatia sempre! Se coloque do outro lado, e não siga somente os números. Observando um baixo desempenho em determinado setor, use os dados, mas vá atrás de entender o que está acontecendo.
- Por fim, se o trabalho da tomada de decisão vem sendo demorado ou afetando consideravelmente o seu orçamento, é preciso parar e reavaliar sua postura. Opte por um software de gestão que pode automatizar seus processos e, assim, facilitar as decisões.
Como o RZ Business pode te ajudar com a tomada de decisão na sua empresa?
O RZ Business é um software de gestão completo que consegue otimizar grande parte dos processos de uma empresa, proporcionando a eficiência necessária para tomada de decisões.
Isso é possível por que a nossa ferramenta integra todos os setores das empresas, e fornece dados para análise dos gestores.
Além disso, o RZ Business proporciona benefícios como:
Precisão no controle de estoques – você não fará compras de reposição desnecessárias. Com o RZ Business você não perde dinheiro por mercadorias paradas, nem pelo excesso de matéria-prima.
Orienta a produção – os dados coletados pelo nosso software apontam quais os setores da produção que precisam melhorar. Além disso, acompanham o desempenho das máquinas de cada setor.
Oferece visão global do negócio – você consegue acompanhar, remotamente, notas fiscais emitidas, boletos recebidos, o que saiu e entrou do estoque… Tem noção de tudo que aconteceu no período que desejar.
Relatórios completos – toda essa movimentação é expressa em relatórios, expedidos por dashboards, que se atualizam simultaneamente com as tarefas executadas no sistema.
Funcionalidade CRM – o sistema facilita toda relação com os clientes. Ele armazena dados cadastrais, detalhes do faturamento, últimas compras… Todos os dados que auxiliam nas estratégias comerciais de qualquer negócio.
Processo automatizados proporcionam a agilidade ideal para a tomada de decisão. Não se esqueça disso e peça uma demonstração de nosso software já. Aproveite e siga a Razem nas nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!